A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo sugere que suco de uva é mais erosivo do que suco de laranja - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo sugere que suco de uva é mais erosivo do que suco de laranja

Potencial erosivo das bebidas foi estatisticamente correlacionado ao pH, acidez titulável, e cálcio, e concentrações de fosfato e fluoreto

O baixo custo e a disponibilidade de sucos de frutas ácidos e bebidas carbonatadas incentivam o seu consumo e isso pode levar a uma elevada prevalência de erosão dentária. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina recentemente avaliaram as características químicas dos sucos de uva e de laranja e seu potencial erosivo na diminuição da microdureza e perda de estrutura do esmalte. Eles descobriram que o suco de uva apresentou maior potencial erosivo do que o suco de laranja.

Para analisar o potencial, a equipe de pesquisa avaliou cinco sucos de uva e de laranja para pH, acidez titulável, cálcio, fosfato e concentração de fluoreto. Água deionizada e um refrigerante de cola foram utilizados como controle positivo e negativo. Doze espécimes de dentes bovinos foram imersos nas bebidas por 10 minutos a 37 °C, três vezes ao dia por sete dias. O potencial erosivo foi quantificado usando a microdureza e perda de estrutura do esmalte.

O estudo intitulado "Are grape juices more erosive than orange juices?" e publicado no European Archives of Paediatric Dentistry Journal, mostrou em seus resultados que o suco de uva em pó teve o menor pH e o suco puro de uva a maior acidez titulável. O suco de laranja fresco e suco de uva com base de soja apresentaram as menores concentrações de cálcio e fosfato, respectivamente. Entre as outras bebidas testadas suco de laranja em pó causou a maior diminuição na microdureza superficial e suco de uva concentrado causou a maior perda de estrutura do esmalte.

No geral, todos os sucos avaliados contribuíram para a erosão dentária. Sumos de uva apresentaram maior potencial erosivo do que sucos de laranja. Sucos de uva puro, em pó e concentrado apresentaram valores semelhantes de perda de estrutura do esmalte, bem como refrigerantes de cola. O potencial erosivo das bebidas foi estatisticamente correlacionado ao pH, acidez titulável, e cálcio, e concentrações de fosfato e fluoreto.

Fonte: Dental Tribune  

Veja também

Clube de benefícios
+

Óculos e Lentes Oftálmicas

12% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Instrumentais Odontológicos

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.