APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Pesquisadores verificam uso de células-tronco na regeneração óssea com aplicabilidade na Implantodontia

Segundo pesquisadores, método ainda não pode ser considerado uma terapia viável de aplicação rotineira da Implantodontia

Um grupo de clínicos e pesquisadores da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e da Universidade Positivo reuniu informações sobre a utilização de células-tronco mesenquimais na regeneração óssea e verificou que o método pode ter aplicabilidade clínica rotineira na Implantodontia. Os resultados da pesquisa foram publicados na Journal of Clinical Dentistry and Research (JCDR).

Analisando diversos estudos de células neoformadoras de ossos publicados desde 1968, o estudo teve como objetivo avaliar a bioengenharia tecidual e os procedimentos regenerativos realizados de forma menos invasiva e com menor morbidade para o paciente. “O resultado desse padrão de regeneração tem apresentado, nos casos iniciais, excelente manutenção do osso neoformado, com baixos índices de reabsorção, bem como vitalidade e adequada qualidade histológica do tecido ósseo, proporcionado ao paciente a concretização de reabilitação maiores, com cirurgias mais conservadoras e menos invasivas”, afirmam os autores.

Eles chegaram à conclusão que a associação das células-tronco mesenquimais com biomateriais diversos tem apresentado resultados clínicos promissores no reparo tecidual ósseo, além de apresentar qualidade estrutural e biológica.

Entretanto, os autores afirmam que o método ainda não pode ser considerado uma terapia viável de aplicação rotineira da Implantodontia. “É necessário que sejam feitas mais pesquisas para que protocolos e tecnologias sejam simplificados”, diz.

Fonte: Dental Press

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Ofertas especiais para você, confira!

Até 40% de desconto

Saiba mais

Associado tem desconto no certificado digital

Condições especiais

Saiba mais

Serviços especializados aos associados da APCD

Descontos especiais!

Saiba mais

Correcorp seu melhor treino!

Condições especiais

Saiba mais