A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Pesquisadores descobrem que cárie dentária é mais influenciada por fatores ambientais do que por fatores genéticos - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Pesquisadores descobrem que cárie dentária é mais influenciada por fatores ambientais do que por fatores genéticos

Segundo estudo, genes não são associados com a presença de bactérias responsáveis pela cárie

No primeiro estudo em grande escala para olhar o microbioma oral, pesquisadores do Murdoch Children’s Research Institute (MCRI) determinaram que os genes não são associados com a presença de bactérias responsáveis pela cárie dentária. Mas, este é mais fortemente influenciado por fatores ambientais, como dieta e hábitos de higiene oral.

Para entender exatamente o papel da genética na composição do microbioma oral, a equipe de pesquisa realizou um estudo de gêmeos. Eles perfilaram a placa de microbioma supragengival de 205 pares de gêmeos idênticos geneticamente e 280 conjuntos de gêmeos não idênticos entre 5 e 11 anos de idade com base em swabs de boca. Com isso, concluíram que, enquanto certos componentes da composição do microbioma oral são influenciados pela herança genética herdada, estas bactérias não são vinculadas a cárie dentária. "Pode haver uma percepção na comunidade que dentes ruins são herdados", disse o coautor do estudo Jeff Craig, um professor associado na MCRI. "Mas essa pesquisa é uma mensagem importante porque significa que os pais e as próprias crianças podem assumir o controle. Nós não estamos condenados pela genética no dente".

O estudo, intitulado "Controle genético do microbioma oral na saúde e na doença”, publicado no Cell Host & Microbe JournalI, mostrou também que o nível de bactérias herdadas tendeu a diminuir ao longo do tempo, considerando que as bactérias associadas com fatores ambientais aumentou. À luz destes achados, Craig reiterou que limitar às crianças a ingestão de alimentos açucarados e bebidas, combinado com uma rotina de higiene oral, é a melhor forma de prevenir a cárie. "Um dos mitos é que você não se preocupe com a sua saúde oral da criança até que os dentes apareçam ", disse Craig. "A cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes em crianças, mas é trágico porque é evitável. É bom ter medidas preventivas de saúde bucal, mesmo antes de aparecerem os dentes".

Fonte: Dental Tribune

Veja também

Clube de benefícios
+

15% de Desconto em todo o site.

Descontos especiais.

Saiba mais

20% de desconto em lista de produtos

20% OFF

Saiba mais

Respire livre de fungos, bactérias e vírus!

10% de Desconto

Saiba mais

10% de desconto em todo site

10% em todo site!

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.