APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

ABCD faz detecção precoce de câncer bucal gratuita à população

Jovens e idosos têm maior incidência da doença, que atinge 15.500 brasileiros por ano

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) faz a "Campanha Sorria para a Vida", de detecção precoce de câncer bucal gratuita, no dia 25 de Outubro (Dia do Cirurgião-Dentista), quarta-feira, das 9h às 17h, em duas odontovans estacionadas sob a marquise da FIESP (Av. Paulista 1313, em frente à Estação Trianon do metrô).

A "Campanha Sorria para a Vida" é realizada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Conselho Regional de Odontologia (CROSP), Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo). A expectativa é atender até 500 pessoas, a exemplo dos anos anteriores.

PARA ENTREVISTAS PRÉ E NO EVENTO:

Silvio Cecchetto, presidente da ABCD e coordenador nacional da "Campanha Sorria para a Vida". Contatar: (11) 98182-9122

EXAME GRATUITO E INDOLOR - No dia 25/10 vão atender a população Cirurgiões-Dentistas voluntários em duas vans adaptadas como consultório dentário estacionadas sob a marquise da Fiesp. O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa pode ser examinada, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes, porque o câncer bucal mata se não houver prevenção e tratamento, comenta o presidente da ABCD, Sílvio Cecchetto. Os casos suspeitos serão encaminhados para biópsia em centros especializados. Se o diagnóstico de câncer bucal for confirmado, o paciente passará a receber o tratamento indicado para a doença.

DOENÇA SILENCIOSA E GRAVE - O câncer de boca surge, geralmente, como uma úlcera (ferida) indolor sem cicatrização. Uma afta que não cicatriza em 15 dias deve ser investigada. No entanto, a doença também pode se manifestar em formas de manchas e caroços. O câncer bucal é uma doença silenciosa e grave. O Brasil tem a terceira maior incidência da doença no mundo, perdendo apenas para Índia e República Tcheca. “O diagnóstico precoce pode reduzir o índice de óbitos, que chega a um terço dos casos”, explica o presidente da ABCD. Nos últimos anos, o HPV – por sua rápida disseminação entre jovens e idosos – tem sido um dos fatores de risco para o câncer bucal e a população desconhece esse fato.

Neste mês de celebração do Dia do Cirurgião-Dentista estão sendo realizadas cinco ações: na Capital e em cidades do Interior. A ABCD já levou a "Sorria para a Vida" a 68 localidades, atendeu mais de 22 mil pessoas e dessas, 1.300 apresentaram lesões.

Da Redação 

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos para Associados

Descontos especiais.

Saiba mais

Há mais de 30 anos no mercado da moda

Descontos especiais!

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Câmeras e assessórios com descontos.

Até 30% de desconto

Saiba mais