APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Novembro azul: a importância do tema para população

Câncer de próstata atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade

Novembro Azul é uma campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Um dado realmente alarmante.

A doença

O câncer de próstata é uma doença maligna e letal, que tem a prevalência em homens acima dos 50 anos. Sua estimativa é de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Atualmente, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa. Porém, é importante observar alguns critérios rigorosos de acompanhamento como visitas frequentes ao urologista, realização de exames e até novas biópsias de acompanhamento. Homens que tiverem história de câncer na família correm mais risco e devem iniciar os exames anuais a partir dos 40 anos de idade.

A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação. Caso seja constatada a doença, vários tratamentos podem ser aplicados dependendo do estágio em que a doença se encontre.

Para os casos de doença localizada ou localmente avançada com indicação cirúrgica, a cirurgia robótica é uma realidade e já está à disposição em nosso país desde 2009. Nos Estados Unidos mais de 90% das cirurgias de próstata são realizadas com auxílio do robô. Existem várias aplicações cirúrgicas do robô da Vinci, mas é na cirurgia do câncer de próstata que sua utilidade se destaca. Tem sido possível melhorar os índices de preservação da função sexual, problema mais frequente relacionado à cirurgia. Em alguns centros com experiência, a taxa de recuperação da potência sexual com a cirurgia robótica chega a mais de 90% entre cirurgiões experientes.

Os principais benefícios da cirurgia robótica são: reprodução dos movimentos das mãos do cirurgião sem tremor, portanto, mais precisos, visão tridimensional e ampliada, mostrando detalhes que a visão humana natural não enxerga e posição ergonomicamente confortável no assento do console de comando, que levam em última instância a uma técnica muito mais precisa, com mínimo de agressão a estruturas delicadas e máxima preservação de estruturas vitais e vizinhas. Aos que porventura achem que o robô por si só faz a grande diferença, é preciso o discernimento de que a máquina não faz nada sem ser comandada pelo piloto. O cirurgião estará sempre no comando e aí a experiência e habilidade pessoal faz toda diferença.

O câncer de próstata é curável em quase 100% dos casos, quando diagnosticado precocemente e em mãos experientes com amplas chances de preservação das funções urinária e sexual.

Fonte: Diário de Pernambuco

Veja também

Clube de benefícios
+

Tem coisas que só a Philco faz pra você.

Até 30% de desconto

Saiba mais

Condições especiais para Associados

Até 20% de Desconto

Saiba mais

A segurança que você procura!

Descontos especiais

Saiba mais

Faça Check List Contábil do consultório!

Descontos especiais

Saiba mais