A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

FDA aprova primeira pílula digital rastreável - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

FDA aprova primeira pílula digital rastreável

Sensor do tamanho de um grão de areia conectado ao antipsicótico aripiprazol envia informações a um adesivo acoplado ao corpo

A FDA, agência americana que regula medicamentos, aprovou a primeira pílula digital rastreável. Um sensor acoplado ao medicamento aripiprazol, um antipsicótico já usado para o tratamento de distúrbios mentais, como esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar, envia informações a um adesivo acoplado ao corpo. Este, por sua vez, manda os dados para um aplicativo no celular.

O sensor, que tem o tamanho de um grão de areia, é feito de um material absorvido pelo corpo e é ativado quando entra em contato com fluido estomacal. Como isso pode levar de 30 minutos a duas horas para acontecer, e a ingestão então ser detectada, a bula do medicamento diz que ele não deve ser usado para rastrear a ingestão em tempo real ou durante uma emergência.

Além de quando e se o medicamento foi tomado, o sensor também informa dados de atividade fisiológica da pílula, que podem ser úteis para um melhor entendimento do tratamento. Com consentimento do paciente, médicos e familiares podem ter acesso aos dados. Essa permissão pode ser modificada pelo paciente a qualquer momento.

O Abilify MyCite foi desenvolvido por duas empresas: a Otsuka Pharmaceuticals e a Proteus Digital Health. As fabricantes alegam que a nova tecnologia pode ser útil para manter a adesão ao tratamento de pacientes com distúrbios mentais, que podem ter dificuldades para manter a terapia durante um longo período de tempo.

Apesar da alegação e da aprovação, o FDA afirmou que não foram apresentados estudos mostrando maior adesão à terapia com o uso da tecnologia. “O FDA apoia o desenvolvimento e o uso de novas tecnologias e está comprometido a trabalhar com empresas para entender como essa tecnologia pode beneficiar pacientes e médicos”, disse o comunicado da agência.

Segundo as empresas, inicialmente a tecnologia só será utilizada em um grupo pequeno de médicos e pacientes. O medicamento não é indicado para idosos nem crianças e aqueles que fizerem uso da medicação devem ser acompanhados no que diz respeito a pensamentos e comportamentos suicidas.

Cuidados e privacidade

A aprovação da nova tecnologia foi vista com ressalvas pela imprensa americana que levantou questões associadas à privacidade dos pacientes, já que uma vez que as informações estarão disponíveis na rede, mecanismos robustos de segurança devem ser desenvolvidos para proteger os dados.

Fonte: Veja

Veja também

Clube de benefícios
+

CONDIÇÕES EXCLUSIVAS

Condições Exclusivas

Saiba mais

Associados têm Descontos de 15% OFF

15% OFF

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.