A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Análise das bactérias presentes na boca indica relação entre doença periodontal e cancro do esôfago - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Análise das bactérias presentes na boca indica relação entre doença periodontal e cancro do esôfago

Uma análise das bactérias presentes na boca mostrou que alguns tipos de bactérias que causaram a doença periodontal foram associados a um maior risco de cancro do esôfago.

O cancro do esôfago é o oitavo cancro mais comum e a sexta causa de morte por cancro em todo o mundo. Como a doença muitas vezes não é descoberta até atingir um estágio avançado, as taxas de sobrevivência há cinco anos variam de cerca de 15 a 25% em todo o mundo. E, ainda, é altamente fatal e há uma necessidade urgente de novas vias de prevenção, estratificação de risco e detecção precoce. 

Pesquisas anteriores mostraram que a doença periodontal causada por determinada microbiota oral foi associada a vários tipos de cancro, incluindo o oral e da cabeça e pescoço. 

O estudo, publicado na Cancer Research, foi desenvolvido pelos pesquisadores, Jiyoung Ahn, PhD, professor associado e diretor associado de Ciência da População no Centro Laura e Isaac Perlmutter da NYU Langone Health, Nova York, logo, a pesquisa examinou se a microbiota oral estava associada ao risco subsequente de adenocarcinoma esofágico (EAC) ou carcinoma escamoso esofágico (ESCC). 

Foram coletadas amostras de lavagem oral de 122.000 participantes em dois grandes estudos de saúde realizados pelos National Cancer Institute Prostate, Lung, Colorectal, Ovarian Cancer Screening Trial e American Cancer Society Cancer Prevention Study II Nutrition cohort. 

Nos 10 anos de seguimento, 106 participantes desenvolveram cancro de esófago. Em um estudo prospetivo de casos e controles, os pesquisadores extraíram DNA e amostras de lavagem oral sequenciadas, permitindo que os pesquisadores comparassem os microbiomas orais dos casos de cancro do esófago e os casos livres de cancro.

Certos tipos de bactérias foram associados com maior risco de cancro de esófago. Por exemplo, níveis mais altos da bactéria Tannerella forsythia foram associados a um risco aumentado de 21 por cento de EAC. A bactéria Porphyromonas gingivalis foi associada com maior risco de ESCC. Ambas as espécies de bactérias estão ligadas à doença comum das gengivas. 

O estudo mostrou também que alguns tipos de bactérias orais estavam associados com menor risco de cancro do esófago, por exemplo, a bactéria Neisseria foi associada com menor risco de EAC, logo tendo como indicação certas bactérias podem ter um efeito protetor, e pesquisas futuras poderão examinar se essas bactérias desempenham um papel na prevenção do cancro do esófago. 

O estudo apresenta também que aprender mais sobre o papel da microbiota oral pode potencialmente levar a estratégias para prevenir o cancro do esófago ou pelo menos identificá-lo em estágios iniciais. O próximo passo é verificar se essas bactérias podem ser usadas como biomarcadores preditivos. 

Fonte: Jornal Dentistry

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados ganham 5% de desconto

5% de desconto

Saiba mais

15% de Desconto em todo o site.

Descontos especiais.

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

10% em todo site!

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.