A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Saiba mais sobre a febre amarela - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Saiba mais sobre a febre amarela

Para frear o avanço da doença, governo decidiu fracionar vacina para atender mais pessoas

O Brasil levou um susto nas últimas semanas: quatro mortes por infecção de febre amarela foram confirmadas na Grande São Paulo no início de 2018. Depois do surto de 2017 — 2.300 casos em diversos estados e 300 mortes pela doença num período de oito meses —, o vírus voltou aos holofotes. Ele é transmitido por mosquitos infectados dos gêneros Haemagogus e Sabethes, circulantes em regiões silvestres (ou seja, de mata — a forma urbana da doença está erradicada desde 1942). A Organização Mundial da Saúde recomenda, a fim de evitar epidemia, que pelo menos 90% da população de áreas consideradas de risco seja vacinada — aí incluídas regiões contíguas a terrenos silvícolas.

Ricardo Barros, ministro da Saúde, anunciou uma nova decisão para “garantir cobertura rápida e em curto período de tempo”: ampliar a vacinação fracionando o estoque de dose-­padrão. Uma única dose será utilizada em cinco pessoas. Ainda que a medida seja efetiva em situações de emergência, de acordo com especialistas, é controversa. Vai demandar a aplicação de uma dose de reforço, pois a vacina fracionada garante imunidade por apenas oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz (RJ), o maior produtor de vacinas contra a doença no mundo. A dose integral vale por toda a vida.

Apelar emergencialmente para a divisão das doses foi recurso utilizado recentemente no Congo. “Há pouca transparência, e a verdade é que o país precisa de muito investimento para aumentar a produção de vacina e a capacitação de profissionais para o diagnóstico precoce da doença”, diz Artur Timerman, infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses.

Há, de fato, escassez de vacina. Neste ano, o Bio-M­anguinhos produzirá 48 milhões de unidades — muito pouco quando se sabe que apenas o Estado de São Paulo tem 45 milhões de habitantes. “Além de demandar tempo, o custo é alto”, diz Akira Homma, consultor científico sênior do Bio-Manguinhos. Um lote com 200.000 unidades leva cerca de sessenta dias para ser finalizado.

Faltará vacina, afinal? “O Brasil já está abastecido para tratar das áreas de maior risco”, afirma Homma. “A vacina fracionada é destinada a cidades ainda não alcançadas pelo vírus. É exagerado achar que não teremos vacina suficiente”.

Em 2017, o Brasil recebeu da OMS um socorro de 3,5 milhões de doses de um estoque global de emergência de 6 milhões. Chegou ainda um lote de 1 milhão de unidades do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Para 2018, ainda não houve solicitação extraordinária. Estima-se que o número real de casos da doença deva ser pelo menos dez vezes maior que o reportado. A subnotificação se dá porque, em muitas situações, os sintomas inexistem ou começam demasiadamente brandos. A solução soa óbvia: imunização e diagnósticos cada vez mais precoces. Mas há dois obstáculos limitantes: a própria vacina, contraindicada a gestantes, transplantados, portadores de doenças imunossupressoras e alérgicos graves, e, insista-se, a escassez dela. A esperança ronda os corredores e os laboratórios da Fiocruz de Pernambuco. Ali, os pesquisadores desenvolveram uma nova vacina contra a doença, baseada no DNA do vírus, já testada em camundongos, e os resultados alcançaram 100% de proteção — e com a possibilidade de ela ser ofertada a grupos com maior risco de sofrer efeitos colaterais. Há uma explicação: pelo fato de a vacina não ter o vírus vivo, a probabilidade de ocorrer qualquer reação adversa é nula. O problema são os altos custos de teste e produção. Por isso, até o momento a vacina não foi avaliada em humanos.

A febre amarela — assim como a dengue, a zika e a chikungunya, as chamadas arboviroses (transmitidas por mosquitos) — é filha da pobreza e da expansão urbana desenfreada, males do nosso tempo. É preocupante, mas não precisa ser apavorante. A campanha de saúde pública ancorada nas vacinas fracionadas deve atender 15 milhões de pessoas nos estados de São Paulo (de 3 a 24 de fevereiro), Rio de Janeiro e Bahia (nestes dois, de 19 de fevereiro a 9 de março). Outros 4,7 milhões de pessoas receberão a dose­-padrão. As duas modalidades de vacina serão aplicadas em 53 municípios de São Paulo. No Rio, serão quinze. Na Bahia, oito.

Fonte e foto: Veja

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Instrumentais Odontológicos

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

10% OFF em todos os produtos do site Jequiti!

10% em todo o site!

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

10% em todo site!

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.