APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Lançamento do pré-projeto Fórum de Letramentos em Saúde Bucal ocorreu no 36º CIOSP

Reunião foi organizada pela ADI Brasil com objetivo de enfatizar importância da saúde bucal para a população

A necessidade de despertar a sociedade para a importância da saúde bucal na vida das pessoas inspirou a Academia Internacional de Odontologia - Capitulo Brasil (ADI Brasil), a criar o projeto “Fórum de letramentos em Saúde Bucal”, que foi lançado em uma reunião ocorrida dia 3 de fevereiro, durante o 36º CIOSP.

O encontro teve o objetivo de construir um grupo de trabalho formado de experts em educação, autoridades institucionais da Odontologia brasileira, da FDI e executivos seniores de multinacionais do setor. Assim, participaram da reunião: a coordenadora científica da ESO Consultores em Saúde e Educação, Liana Freitas-Fernandes; o presidente da ADI Brasil, Claudio Fernandes; a coordenadora do Grupo  Aprendendo a Sorrir, Monica Pinheiro; a consultora Fabiana Nolasco, representando Olivier Schiller, CEO da Septodont; o consultor, Pinhas Cohen, representando Steve Kess VP Institucional da Henry Schein e Paulo Batista, presidente da Dental Cremer; a presidente da Kulzer Brazil, Regiane Marton; o presidente da Ivoclar Vivadent Brasil, Evandro Figueiredo; a 2ª Secretária da APCD, representando o presidente da entidade, Wison Chediek, Helenice Biancalana; a presidente da FDI, Kathryn Kell; o coordenador Internacional da APCD, Henrique Couto; o CEO da Dental Tribune, Torsten Oemus; a gerente DTI Brasil, Weridiana Mageswki; a professora da Uninove, Lara Mota; o Cirurgião-Dentista do do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD ,Jose Miguel Tomazevic, , bem como o presidente da ABCD, Silvio Ceccheto e o tesoureiro do CROSP, Marcos Capez.

De acordo com Claudio Fernandes, a crescente demanda social por melhor qualidade de vida vem exigindo que profissionais de saúde enfrentem as desigualdades na ocorrência de doenças em todo o mundo. Ao mesmo tempo há necessidade de preservar recursos naturais e garantir acessibilidade econômica para todos. O sucesso desses profissionais será julgado com base no equilíbrio com que enfrentam esse desafio. Como enfrentar esse desafio foi o tema desta reunião internacional ocorrida no 36º CIOSP”, detalha.

O presidente da ADI Brasil explica que melhorar o letramento em saúde requer considerar não somente os aspectos cognitivos individuais, mas principalmente as características socioeconômicas, culturais, religiosas, ambientais e institucionais da vida na sociedade. “Integrada às agendas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNTs, a saúde bucal busca aumentar a consciência social para o fato que ‘não há saúde, sem saúde bucal’. E, dentre as medidas de maior impacto preventivo, está a consolidação da necessidade de construção de hábitos saudáveis e sustentáveis ao longo da vida. Assim, o projeto pretende criar um fórum global permanente de letramentos em saúde bucal para apoiar programas de educação e comunicação para melhorar o impacto da saúde bucal no processo de tomada de decisão dos decisores de políticas governamentais. O fórum de letramentos em saúde bucal é uma iniciativa multilateral de profissionais de Odontologia e educação sobre experiências e interações de letramentos em saúde, visando facilitar e melhorar o networking entre profissionais, organizações civis, governos e empresas ativas em diversos aspectos dos letramentos em saúde como pesquisa gestão de programas, interações de mídia/mídia social, políticas públicas e movimentos de cidadania indutores de estilos de vida saudáveis e autônomos”.

“As doenças bucais e outras DCNTs são impulsionadas pelos mesmos fatores de risco e determinantes socioeconômicos como dieta pobre - particularmente alta em açúcar – junto ao consumo de tabaco e álcool. Com as populações cada vez mais envelhecidas é urgente fortalecer e reorientar as políticas de saúde e os sistemas de saúde para a prevenção abrangente e integrada e o gerenciamento de condições crônicas. A proposta é que a APCD e a ABCD colaborem e participem da Aliança contra DCNTs em ação Global, com o objetivo de prevenir as doenças bucais”, completa Helenice Biancalana.

Texto e foto Swellyn França

Veja também

Clube de benefícios
+

Faça Check List Contábil do consultório!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Até 30% de desconto

Saiba mais

Acabe com as Faltas dos Pacientes.

20% de desconto

Saiba mais