A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Lançamento do pré-projeto Fórum de Letramentos em Saúde Bucal ocorreu no 36º CIOSP - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Lançamento do pré-projeto Fórum de Letramentos em Saúde Bucal ocorreu no 36º CIOSP

Reunião foi organizada pela ADI Brasil com objetivo de enfatizar importância da saúde bucal para a população

A necessidade de despertar a sociedade para a importância da saúde bucal na vida das pessoas inspirou a Academia Internacional de Odontologia - Capitulo Brasil (ADI Brasil), a criar o projeto “Fórum de letramentos em Saúde Bucal”, que foi lançado em uma reunião ocorrida dia 3 de fevereiro, durante o 36º CIOSP.

O encontro teve o objetivo de construir um grupo de trabalho formado de experts em educação, autoridades institucionais da Odontologia brasileira, da FDI e executivos seniores de multinacionais do setor. Assim, participaram da reunião: a coordenadora científica da ESO Consultores em Saúde e Educação, Liana Freitas-Fernandes; o presidente da ADI Brasil, Claudio Fernandes; a coordenadora do Grupo  Aprendendo a Sorrir, Monica Pinheiro; a consultora Fabiana Nolasco, representando Olivier Schiller, CEO da Septodont; o consultor, Pinhas Cohen, representando Steve Kess VP Institucional da Henry Schein e Paulo Batista, presidente da Dental Cremer; a presidente da Kulzer Brazil, Regiane Marton; o presidente da Ivoclar Vivadent Brasil, Evandro Figueiredo; a 2ª Secretária da APCD, representando o presidente da entidade, Wison Chediek, Helenice Biancalana; a presidente da FDI, Kathryn Kell; o coordenador Internacional da APCD, Henrique Couto; o CEO da Dental Tribune, Torsten Oemus; a gerente DTI Brasil, Weridiana Mageswki; a professora da Uninove, Lara Mota; o Cirurgião-Dentista do do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD ,Jose Miguel Tomazevic, , bem como o presidente da ABCD, Silvio Ceccheto e o tesoureiro do CROSP, Marcos Capez.

De acordo com Claudio Fernandes, a crescente demanda social por melhor qualidade de vida vem exigindo que profissionais de saúde enfrentem as desigualdades na ocorrência de doenças em todo o mundo. Ao mesmo tempo há necessidade de preservar recursos naturais e garantir acessibilidade econômica para todos. O sucesso desses profissionais será julgado com base no equilíbrio com que enfrentam esse desafio. Como enfrentar esse desafio foi o tema desta reunião internacional ocorrida no 36º CIOSP”, detalha.

O presidente da ADI Brasil explica que melhorar o letramento em saúde requer considerar não somente os aspectos cognitivos individuais, mas principalmente as características socioeconômicas, culturais, religiosas, ambientais e institucionais da vida na sociedade. “Integrada às agendas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNTs, a saúde bucal busca aumentar a consciência social para o fato que ‘não há saúde, sem saúde bucal’. E, dentre as medidas de maior impacto preventivo, está a consolidação da necessidade de construção de hábitos saudáveis e sustentáveis ao longo da vida. Assim, o projeto pretende criar um fórum global permanente de letramentos em saúde bucal para apoiar programas de educação e comunicação para melhorar o impacto da saúde bucal no processo de tomada de decisão dos decisores de políticas governamentais. O fórum de letramentos em saúde bucal é uma iniciativa multilateral de profissionais de Odontologia e educação sobre experiências e interações de letramentos em saúde, visando facilitar e melhorar o networking entre profissionais, organizações civis, governos e empresas ativas em diversos aspectos dos letramentos em saúde como pesquisa gestão de programas, interações de mídia/mídia social, políticas públicas e movimentos de cidadania indutores de estilos de vida saudáveis e autônomos”.

“As doenças bucais e outras DCNTs são impulsionadas pelos mesmos fatores de risco e determinantes socioeconômicos como dieta pobre - particularmente alta em açúcar – junto ao consumo de tabaco e álcool. Com as populações cada vez mais envelhecidas é urgente fortalecer e reorientar as políticas de saúde e os sistemas de saúde para a prevenção abrangente e integrada e o gerenciamento de condições crônicas. A proposta é que a APCD e a ABCD colaborem e participem da Aliança contra DCNTs em ação Global, com o objetivo de prevenir as doenças bucais”, completa Helenice Biancalana.

Texto e foto Swellyn França

Veja também

Clube de benefícios
+

Desconto exclusivo L'Occitane Au Brésil!

10% em todo site!

Saiba mais

O básico em sua versão mais moderna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Instrumentais Odontológicos

Descontos especiais

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.