A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

8° Congresso de Odontopediatria APCD-APO: aplicabilidade clínica e ciência contemporânea - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

8° Congresso de Odontopediatria APCD-APO: aplicabilidade clínica e ciência contemporânea

Sob o tema “Novos rumos da Odontopediatria integrada - Da gestação à adolescência”, ministradores conceituados abordarão diferentes campos do conhecimento

Sabe-se que a educação e a valorização da saúde bucal começam desde muito cedo. Logo, os Cirurgiões-Dentistas dedicados a essa especialidade precisam estar cada vez mais preparados para enfrentar os desafios, norteados por princípios éticos, conhecimento e aperfeiçoamento profissional constante. Contudo, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas bucais do bebê e da criança transpassaram barreiras e conceituou uma nova Odontopediatria, agregando elementos de diferentes especialidades, para que o profissional esteja antenado com as novas propostas e possibilidades de tratamento para incrementar sua atividade clínica diária e agregar experiência profissional.

Considerando essa perspectiva, a APCD, em parceria com a Associação Paulista de Odontopediatria (APO), com o intuito de atualizar e capacitar os profissionais da área, realizará entre os dias 7 e 9 de junho, o 8º Congresso de Odontopediatria, um dos mais renomados na área, sob o tema “Novos rumos da Odontopediatria integrada - Da gestação à adolescência”.

Este ano, as palestras foram divididas em módulos - Da gestação ao bebê; Crianças e jovens; e Do jovem ao adulto jovem. Por que não? - para segmentar as áreas. Por isso, o APCD Jornal entrevistou os ministradores do congresso para discorrer sobre o tema e a importância do evento para o odontopediatra e os Cirurgiões-Dentistas de áreas afins.

O 8º Congresso de Odontopediatria apresenta como temática a Odontopediatria contemporânea. De acordo com a ministradora, Lara Motta, “discutir o que é atual é fundamental para a prática clínica na Odontologia, pois serão apresentados protocolos e opções baseadas no conhecimento mais recente. No entanto, o atendimento clínico não envolve somente a técnica e, sim a técnica no contexto de uma prática integrada. Nesse sentido, participar de um evento com a grade científica que aborda desde o bebê até o adulto jovem, da prevenção à reabilitação estética e da gestão clínica aos mitos e verdades, irá preparar o profissional especialista ou clínico geral a proporcionar o melhor suporte ao paciente”, acredita.

Lara que apresentará a palestra em conjunto com Lúcia Coutinho ‘Os novos rumos da Odontopediatra - Ciência, clínica e empreendedorismo’ mostrará aos participantes que é preciso inovar! “Os profissionais da área da saúde sempre se preocuparam com o treinamento técnico e acabam não se preparando para desenvolver os hábitos de um empreendedor. Toda a ação de inovação requer também muito cuidado e deve ser pautada em ciência e evidência, com respeito ao paciente. O importante é que todo profissional pode desenvolver práticas empreendedoras que resultem em valorização profissional e rentabilidade. Quando o Cirurgião-Dentista entende seu propósito e atua com seus talentos, de maneira planejada, o sucesso fluirá como consequência”.

Com o propósito de não somente atualizar ou se envolver com temáticas novas, a ministradora Karla Mayra Rezende aponta que o congresso é uma ótima oportunidade de “encontrar colegas de vários estados e trocar experiências e vivências clínicas. Já para o acadêmico ou mesmo para aqueles que estão se especializando, é interessante fazer contato com pessoas envolvidas na área em que se deseja trabalhar. É o momento oportuno para divulgar seus estudos e seu potencial para um grupo seleto de profissionais. Motivando o profissional a ter uma postura mais crítica sobre o conteúdo ministrado. É um momento de novas realidades, experiências e convivências que se transformam em novas aprendizagens”. 

A ministradora que falará sobre ‘Células-Tronco: mitos e realidades’ dentro do módulo ‘Da gestação ao bebê’, esclarece que a terapia celular é hoje uma realidade. “As pesquisas das áreas básicas e pré-clínica indicam que o uso de células tronco de origem dental como acelerador de reparação de tecido que teve uma perda de sua função, seja por trauma, doença, acidente e até mesmo pelo envelhecimento”. Karla diz que o objetivo da palestra é “mostrar o que é mito e o que é realidade dentre esse mundo de terapia celular, com evidências científicas atuais”. 

O ministrador Carlos Eduardo Francci que falará sobre ‘Clareamentos e remoção de manchas’, no módulo ‘Do jovem ao adulto jovem. Por que não?’, comenta que “eventos científicos em geral para o Cirurgião-Dentista são importantes primariamente por permitir que o profissional saia da zona de conforto e busque novos horizontes.” Francci disserta ainda que o evento tem a grade científica organizada de forma inteligente. “Achei fantástica a ideia de cada um dos dias estar focada em uma fase de vida do público que é atendido pelo odontopediatra. Afinal, quantas são as histórias que vemos de pacientes que se sentem órfãos depois de anos serem atendidos pelo seu querido odontopediatra, que quando se tornam adultos têm que procurar outro Cirurgião-Dentista. O odontopediatra pode muito bem aplicar seus conhecimentos nos pacientes jovens, sem necessidade de torná-los órfãos”.

Francci destaca os pontos que serão abordados em sua palestra. “Mostraremos de forma simples e direta o uso das diversas técnicas de clareamento dental, que é a técnica mais conservadora em Odontologia estética. Hoje, nossos pacientes jovens estão em busca de sorrisos perfeitos, que a Odontopediatria associada com a Ortodontia atendem muito bem. É importante que o odontopediatra e o ortodontista tenham domínio das técnicas de clareamento, saibam fazer corretamente um diagnóstico da etiologia das manchas, e uma adequada anamnese, para aplicar a técnica mais apurada para seu paciente. Também é importante saber a limitação das técnicas de clareamento, e saber como proceder quando temos sensibilidade. Para nós é importante a experiência clínica, mas primordial que esta habilidade clínica esteja respaldada em evidência científica”.

Visando as diversas vertentes da Odontopediatria, a fonoaudióloga e ministradora do evento, Patrícia Junqueira, observa, sob o olhar ampliado do fonoaudiólogo sobre os bebês, a importância da troca e compartilhamento de informações em prol da saúde integral das crianças. Patrícia conta que “o congresso é uma oportunidade única de troca de conhecimentos, aprendizado e atualização. Nós, fonoaudiólogos, precisamos a cada dia estreitar nossa relação de trabalho e parceria com os odontopediatras para um atendimento mais ampliado aos bebês e crianças. Quando recebemos em nossos consultórios uma criança no início do seu desenvolvimento também recebemos a enorme oportunidade de atuar preventivamente, minimizando futuros problemas.” A ministradora adiciona: “esse Congresso quando promove debates e discussões entre distintas áreas fomenta esse princípio: o da transdisciplinariedade, que certamente beneficiará nossos pequenos”. 

Clique aqui e confira a grade científica do 8° Congresso de Odontopediatria e faça sua inscrição nos cursos. 

Baixe também o aplicativo do congresso e tenha acesso a todas as informações do evento.

Clique aqui e baixe na Apple Store.

Clique aqui e faça o download no Google Play.

// Texto Fernanda Carvalho //

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Instrumentais Odontológicos

Descontos especiais

Saiba mais

Óculos e Lentes Oftálmicas

12% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.