APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Rótulos de saúde podem dissuadir na compra de bebidas açucaradas, diz pesquisa

Em um esforço para dissuadir as pessoas de fumar, os maços de cigarros são rotulados com avisos e imagens gráficas. Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, investigaram se uma abordagem de rotulagem semelhante poderia dissuadir as pessoas de comprar bebidas açucaradas. Eles descobriram que os jovens adultos eram menos propensos a comprar bebidas açucaradas que tinham rótulos de saúde.

Para investigar os possíveis efeitos da adição de um rótulo de saúde a bebidas açucaradas, Anna Peeters, diretora do Institute for Healthcare Transformation, conduziu uma experiência online para examinar as opções de bebida de quase mil australianos com idade entre 18 e 35 anos. De acordo com o estudo, os participantes foram recrutados usando plataformas on-line de quatro estados da Austrália e representaram uma gama diversificada de status socioeconômico e níveis de educação.

Os participantes foram convidados a imaginar que eles estavam entrando em uma loja ou café ou se aproximando de uma máquina de venda automática para comprar uma bebida, e eles foram convidados a escolher entre uma das 15 garrafas, com opções tanto açucaradas e não adoçadas disponíveis. As bebidas não tinham rótulo (grupo de controle) ou um de quatro rótulos em bebidas açucaradas: advertências gráficas, avisos de texto, informações sobre açúcar (incluindo o número de colheres de chá de açúcar adicionado) ou um Health Star Rating – sistema nacional de rotulagem frontal de embalagens utilizado na Austrália e na Nova Zelândia.

De acordo com os resultados, os participantes foram muito menos propensos a selecionar uma bebida com açúcar quando o rótulo frontal foi exibido em comparação com nenhum rótulo, independentemente do seu nível de educação, idade ou situação socioeconômica. “Nossas descobertas destacam o potencial de rótulos frontais com informações de saúde, particularmente as imagens gráficas e Health Star Ratings, para alterar o comportamento dos consumidores, reduzir as compras de refrigerantes com açúcar, e ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis”, disse Peeters.

Segundo Peeters, a questão agora é que tipo de rótulos de impacto terá, no que ela chama, a epidemia da obesidade. “Embora nenhuma medida isolada reverta a crise da obesidade, dado que a maior fonte de açúcares adicionados em nossa dieta vem de bebidas adoçadas com açúcar, há um argumento convincente para a introdução de rótulos na frente das bebidas açucaradas em todo o mundo”.

Fonte: Dental Tribune

 

Veja também

Clube de benefícios
+

A segurança que você procura!

Descontos especiais

Saiba mais

Acabe com as Faltas dos Pacientes.

20% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Câmeras e assessórios com descontos.

20% de desconto

Saiba mais