A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Associados da APCD/ABCD possuem valores especiais e diferenciados na grade científica - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Associados da APCD/ABCD possuem valores especiais e diferenciados na grade científica

Com formato enriquecedor, programação científica é formada por pesquisadores e formadores de opinião com larga e sólida vivência clínica

O 37° Congresso Internacional de Odontologia está chegando - será entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte! E pra você, congressista, ficar na expectativa, o coordenador científico do evento, Danilo Duarte, conversou com o APCD Jornal sobre os processos, novidades, relevâncias e desenvolvimento da programação científica. 

Inicialmente, Danilo enfatiza que a grade científica do CIOSP foi cuidadosamente preparada e organizada com o objetivo de oferecer novos conhecimentos sobre os mais distintos tópicos da Odontologia contemporânea. A lista dos temas e dos ministradores, nacionais e internacionais, pactuam com rigor no conceito de experts em suas áreas de ensino e atuação. “Tem que se destacar que todo corpo docente da grade científica são pesquisadores e formadores de opinião com larga e sólida vivência clínica, o que seguramente oferecerá ao congressista entrar em contato com o estado atual da arte de todos os temas propostos”, enfatiza. 

Novamente dividida em módulos científicos, de maneira didática, a grade permite que o congressista escolha o curso de acordo com seu enfoque profissional. Visto que a Odontologia se desenvolve de forma acelerada, criando conhecimentos peculiares e específicos a determinadas áreas e assuntos, que se tornou inevitável catalogar ou ordenar a grade científica por especialidades. “Essa fórmula de sucesso, já criada há algum tempo por Comissões Científicas antecessoras faz um papel de guia, ou índice ou  ainda sumário cientifico do CIOSP, que facilita em muito, a escolha do curso.” De certa forma, o modelo de grade arquitetado, permite ao participante como localizar, avaliar e definir o conteúdo programático que mais lhe é conveniente, mas Danilo observa que “a despeito da grade científica ter esse formato aparentemente em especialidades, está fundamentada e voltada para a escolha também do clínico generalista. Atualmente, entendemos que a grade científica contempla todas as áreas, mas vislumbramos a possibilidade de criar para os próximos anos uma grade com assuntos interprofissionais e também ousar em sugerir algo entre Saúde Bucal e Indústria 4.0 (materiais responsivos e interativos), que está ainda experimentando os primeiros passos na Odontologia”.

Para explicar como isto é preparado, Danilo pontua que “fundamentalmente e de maneira sintética, os temas são selecionados para a grade científica buscando na essência uma interação do clínico com a educação continuada.” Se você sempre teve curiosidade de saber alguns dos critérios que a Comissão Científica emprega na hora de planejar a grade, confira no box abaixo a tríade que sustenta os temas da programação científica mais completa da Odontologia: 

1. Dar visibilidade às inovações tecnológicas que contribuem para o Cirurgião-Dentista estabelecer diagnóstico com menor margem de erro, planejar estratégias de educação, prevenção e tratamento;

2. Ampliar os horizontes de ação e atuação do Cirurgião-Dentista, por meio de conhecimentos inter e transdisciplinares; 

3. O impacto das inovações tecnológicas e conhecimentos  científicos que traduzem uma especial qualidade de vida para a população.

“É importante ressaltar que a dinâmica do desenvolvimento científico, tecnológico e clínico na área da Odontologia é constante, crescente  e progressivo. Esse fato, por si só, já impõe uma necessidade da Comissão Científica estar permanentemente atenta aos novos fatos e temas que surgem e ganham espaço nas pesquisas com evidências, e que  posteriormente poderão vir a serem ferramentas aplicadas na prática clínica”, disserta o coordenador científico do evento. 

Pontuando sobre a importância de o Cirurgião-Dentista participar do congresso, Danilo Duarte acredita que “por todas as razões já mencionadas nas questões anteriores que justificam a participação do profissional e graduandos da Odontologia nas atividades científicas do CIOSP, seguramente uma das mais relevantes é que os cursos oferecidos são um convite a uma reflexão da legítima função do Cirurgião-Dentista no contexto da promoção de saúde. E é exatamente essa reflexão que move o profissional a buscar conhecimentos do avanço científico e tecnológico presentes nas palestras do CIOSP, tornando-os profissionais da Odontologia cada vez mais hábeis para tomadas de decisões em sua rotina clínica”. O coordenador científico destaca também a participação dos acadêmicos “despertando o pensamento científico e permite uma precoce convivência com procedimentos inovadores, que além de completar sua formação acadêmica agregará benefícios para todo o curso de sua vida profissional”, diz. 

A novidade deste ano é que a grade contemplará uma integração dos pesquisadores brasileiros com participantes de língua hispânica. “Será oferecido como novidade uma grade científica específica para “hispanohablantes”, com temas que transitam desde a Prevenção até a Reabilitação Bucal. Enfatizamos que serão ministrados por brasileiros no idioma Espanhol”, finaliza o coordenador. 

Já viu que o 37° CIOSP realmente será um congresso cheio de surpresas e atualização científica de ponta! E a grade científica será divulgada em breve. Então, não perca tempo e inscreva-se já pelo site: www.ciosp.com.br

Texto Fernanda Carvalho

Veja também

Clube de benefícios
+

Gestão de Redes Sociais com Desconto Exclusivo

15% de Desconto

Saiba mais

Atendimento personalizado!

Descontos especiais.

Saiba mais

10% de desconto em todo site

10% em todo site!

Saiba mais

Seu pet merece o melhor!

7 % de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.