A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Aprovado PLC que inclui Cirurgiões-Dentistas servidores públicos à carreira dos médicos - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Aprovado PLC que inclui Cirurgiões-Dentistas servidores públicos à carreira dos médicos

Após cinco anos de mobilização os Cirurgiões-Dentistas funcionários públicos estaduais de São Paulo conquistaram a aprovação de Projeto de Lei Complementar (PLC) que integra a classe odontológica à legislação que trata da carreira dos médicos. O PLC 34/2018, encaminhado pelo Governo à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), foi votado durante a madrugada de 14 de dezembro. Agora o documento tem 15 dias úteis para ser sancionado pelo Executivo, o que provavelmente acontecerá no início da próxima gestão.

Nos últimos anos, o Grupo de Trabalho (GT) de Cirurgiões-Dentistas funcionários públicos estaduais de São Paulo  realizou uma série de ações junto ao poder público com o intuito de corrigir os cargos e salários praticados. A intenção era de que os valores fossem equiparados aos dos médicos, como acontecia no passado.

“Em 2013 o Governo criou um plano de carreira para os médicos e no mês seguinte o então presidente do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) solicitou que o mesmo fosse feito para os Cirurgiões-Dentistas”, lembra a coordenadora do GT, Lucia Portes.

Diante da promessa de que a demanda seria atendida, alguns profissionais se reuniram com o intuito de criar um grupo para manter o tema em pauta. “Nossa primeira grande ação aconteceu em julho de 2013 com um abaixo-assinado encaminhado para o Governador”, conta Lucia.

Após o episódio, com o apoio do CROSP e também da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), integrantes do GT passaram a marcar presença em diversos eventos do Executivo, solicitando a criação do plano de cargos e salários dos profissionais da Odontologia. Além disso, também participaram de audiências com representantes do Governo e do Legislativo.

Linha do tempo

Em 2014 um dos grandes feitos do GT foi a realização de uma mobilização na Avenida Paulista. Profissionais, trajados de jaleco, realizaram ato público com o intuito de sensibilizar a população e o poder público sobre a necessidade de valorização da classe.

No mesmo ano, também foi elaborada a minuta do projeto de lei que contemplava a solicitação dos Cirurgiões-Dentistas. “Foi o então secretário de Estado da Saúde, na época, que redigiu uma proposta semelhante a elaborada para os médicos”, recorda a Cirurgiã-Dentista e também membro do GT, Kátia Vassalo.

O documento, no entanto, permaneceu em análise na Secretaria e por isso em 2015 integrantes do grupo voltaram a indagar o poder público sobre o status do PL. A resposta foi de que a proposta havia sido encaminhada para a Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo.

No ano de 2016, uma audiência pública levou centenas de Cirurgiões-Dentistas à ALESP. Na época os deputados presentes alegaram que mediante o envio do documento à Casa de Leis, aprovariam o PL, fato que não ocorreu.

As mobilizações prosseguiram em 2017, quando os membros do GT visitaram o presidente da ALESP. O objetivo era de que os deputados também pressionassem o Governo, agilizando o encaminhamento do PL para votação. O resultado só veio em 2018.

Com a elaboração do PCL34/2018 e envio do documento para Assembleia, os profissionais da Odontologia passaram a percorrer o gabinete dos 94 parlamentares da Casa de Leis. Inclusive participaram da reunião de Colégio de Líderes da ALESP, o que é incomum.

O aceno positivo dos deputados em relação ao pleito fez com que centenas de Cirurgiões-Dentistas do Estado comparecessem às sessões da Casa, na expectativa da aprovação do PCL 34/2018. Por questões eleitorais e de orçamento, a proposta só pôde ser votada no mês de dezembro.

Ação conjunta

“O apoio do CROSP e também da APCD foram muito importantes nesses anos. Sempre que possível eles nos acompanhavam e solicitavam a aprovação do nosso Projeto em audiências, inclusive com o Governador”, comenta Lucia.

Kátia Vassalo também destaca a presença do CROSP em momentos importantes. “Contamos muito com o apoio do Conselho que sempre batalhou pela valorização da nossa carreira.”

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Gestão de Redes Sociais com Desconto Exclusivo

15% de Desconto

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.