A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Netflix retira do ar documentário que relacionava tratamentos de canal com câncer e doenças autoimunes - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Netflix retira do ar documentário que relacionava tratamentos de canal com câncer e doenças autoimunes

A câmara técnica de Endodontia do CROSP, de acordo com as manifestações da AAE (Associação Americana de Endodontia) e SELA (Sociedade de Endodontia Latino Americana) se pronunciou contrário por meio de nota, sobre o documentário veiculado pelo canal de streaming Netflix denominado: ‘Root Cause – A Raiz do Problema’.  

O filme trata-se de uma produção independente não vinculada a qualquer órgão, sociedade ou instituição que regulamenta o exercício da Odontologia e da Medicina. Os profissionais que aparecem depondo no documentário são adeptos da Odontologia Holística, terapia alternativa não reconhecida pelos órgãos competentes, portanto os casos apresentados pelos profissionais são citados sem um respaldo científico. 

Em janeiro, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) A CT de Endodontia, assim como outras entidades a exemplo da e SELA ressaltou que a produção não tinha qualquer respaldo científico e vínculo com instituições e organizações que regulamentam o exercício da Odontologia e da Medicina. Logo, enviou um ofício para a plataforma pedindo a exclusão do filme que foi retirado do ar.

Dessa forma, o documentário prestava um desserviço à população alarmando-a sobre um dos tratamentos mais eficazes e reconhecidos para a manutenção da saúde bucal.

A especialidade

A Endodontia é reconhecida como especialidade odontológica no mundo todo. A terapia endodôntica vem sendo desenvolvida ao longo dos anos através de trabalhos científicos publicados nas mais renomadas revistas nacionais e internacionais.

Não existe comprovação científica que relacione a incidência de neoplasias, doenças degenerativas, cardiopatias e outras patologias com o tratamento endodôntico. A Endodontia visa a manutenção do órgão dentário livre de infecção e sintomas. Avanços na técnica, nos materiais e no conhecimento da infecção endodôntica tornaram os tratamentos mais previsíveis, diminuindo muito o número de insucessos.

Esta nota visa apoiar profissionais que desenvolvem seus trabalhos de forma ética e profissional através de técnicas seguras comprovadas cientificamente. 

Fonte: CROSP

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Muita diversão em condições especiais!

Até 30% de desconto

Saiba mais

20% de desconto em lista de produtos

20% OFF

Saiba mais

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.