A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Manual de atendimento às crianças e adolescentes orienta atendimento de profissionais da saúde em casos de violência - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Manual de atendimento às crianças e adolescentes orienta atendimento de profissionais da saúde em casos de violência

Os profissionais da saúde podem ajudar a identificar e denunciar casos de maus tratos aos pacientes menores de idade. Para orientá-los sobre a conduta a ser tomada nesses casos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) criaram o Manual de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. O material está em sua segunda edição e pode ser acessado aqui.

Responsável pela coordenação do manual, em conjunto com Renata Dejtiar Waksman e Luci Pfeiffer, o médico Mário Roberto Hirschheimer explica que o conteúdo visa esclarecer a forma correta de fazer o encaminhamento jurídico e prestar atendimento ético nos casos de violência.

“O desafio foi integrar os conhecimentos médico-científicos, jurídicos e de gestão à sensibilidade ética e humanitária numa única abordagem”, conta Hirschheimer. Segundo ele, 3 mil exemplares foram produzidos e distribuídos para as associações do setor de saúde.

No caso da Odontologia, a presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Sylvia Lavínia Ferreira, que colaborou com o Manual, destaca que o odontopediatra, em especial, deve estar atento aos casos de agressão contra a criança e o adolescente. “Nós, Cirurgiões-Dentistas, poderemos nos deparar com uma situação destas a qualquer momento. O importante, como o Manual mostra, é trabalharmos de forma integrada pelo bem-estar físico, psíquico e emocional da criança, que é indefesa. Ela precisa ser acolhida e tratada de maneira adequada”, aponta Sylvia.

O manual também pode ser acessado nos sites da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Conselho Federal de Medicina.

Fonte: Crosp

Veja também

Clube de benefícios
+

10% OFF em todo o site da Puket!

10% em todo site!

Saiba mais

Associados tem 15% OFF

15% de Desconto

Saiba mais

Desconto de 10% na hospedagem

10% de desconto

Saiba mais

O básico em sua versão mais moderna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.