A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de São Paulo no 38º CIOSP - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de São Paulo no 38º CIOSP

O primeiro dia do 38º Congresso Internacional de Odontologia do Estado de São Paulo, em 29 de janeiro, foi marcado também pela 17ª edição do Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de São Paulo.

Na abertura do evento, estiverem presentes representantes de entidades da Odontologia e da Saúde Bucal brasileira como o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Wilson Chediek, que no ato representou ainda o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), Marcos Capez, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (Seção São Paulo), Mario Capeletti Junior e o secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Claudio Yukio Miyake. Além deles, a coordenadora geral de Saúde Bucal, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, o assessor técnico e coordenador regional da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), Nelson Yatsuda, representando o secretário de saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, a 2ª vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosens/SP), Carmem Silva Guariente, representando o presidente do Cosens/SP, José Eduardo Fogolin, a presidente da Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva (Abrasbuco), Doralice Severo da Cruz Teixeira e a coordenadora da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Maria Fernanda de Montezuma Tricoli.

Após saudar os presentes e agradecer o trabalho da 2ª vice-presidente da APCD, Helenice Biancalana, que é a Diretora do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da entidade e coordena todo o evento, Wilson Chediek enfatizou a dificuldade de atuar com Odontologia no serviço público. “É por isso que a o Congresso abre esse espaço e que a APCD está de portas abertas o ano todo: para que possamos colocar a Saúde Bucal em seu devido lugar, que é no contexto geral de saúde”.

O evento reuniu representantes da saúde bucal das três esferas de governo para 2 mesas de discussões. Uma sobre “Algumas ferramentas para trilhas da Saúde Bucal frente às políticas atuais de saúde do SUS” e outra sobre “Relação ensino-serviço: resultados da cooperação entre a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Núcleo de Evidência em Saúde Bucal da Fousp”.

Um dos temas da primeira mesa “O Brasil Sorridente: o que mudou nos programas de saúde bucal” foi debatido pela coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo. Há pouco mais de seis meses no cargo, ela afirma que está sendo dada continuidade aos projetos que já existiam. “Nossa intenção não é realizar grandes mudanças, mas revisar, aperfeiçoar e continuar com propostas que já existem”.

Rogéria ainda destacou que “falar sobre Saúde Pública é o que há de mais relevante para o Brasil, é importante saber o que acontece em nível federal, estadual e municipal. O encontro aqui nos possibilita essa conversa com os coordenadores e equipes e mostra o quanto é importante todos estarem inseridos na Odontologia para a população brasileira”.

Além da coordenadora e dos representantes da Saúde Bucal Coletiva já citados, também participaram das discussões durante todo o dia o coordenador da Atenção Básica da SES-SP, Arnaldo Sala, o coordenador de Regiões de Saúde da SES-SP, Osmar Mikio Moriwaki, a professora titular da área de Saúde Coletiva no Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp), Maria Ercília de Araújo, a coordenadora do Núcleo de Evidência em Saúde Bucal MS/OPAS/Fousp, Fernanda Campos de Almeida Carrer, os professores livre docentes, Antonio Carlos Frias e Edgard Michel Crosato, o doutorando da Fousp, Fabio Carneiro Martins, a vice-coordenadora do Núcleo de Evidência em Saúde Bucal MS/OPAS/Fousp, Mariana Gabriel, o professor da UMC, Eduardo de Novaes Benedicto.

Texto Swellyn França | Fotos Divulgação CIOSP

Veja também

Clube de benefícios
+

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Câmeras e assessórios com descontos.

Até 20% de desconto

Saiba mais

Respire livre de fungos, bactérias e vírus!

10% de Desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.