A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Projeto Saúde Coletiva no 38º CIOSP - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Projeto Saúde Coletiva no 38º CIOSP

O Projeto Saúde Coletiva que, mais uma vez, teve como coordenação-geral os professores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Capel Narvai e Paulo Frazão, do professor da USP, Celso Zilbovicius, do tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Marco Manfredini, da 2ª vice-presidente e diretora do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD, Helenice Biancalana e pelo diretor adjunto do Instituto de Ciências da Saúde e professor titular da Faculdade de Odontologia da Unip e presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do Crosp, Luiz Felipe Scabar alcançou sua 19ª edição.

Na composição da mesa de abertura, além de Paulo Frazão, Marco Manfredini, Luiz Felipe Scabar estiveram presentes a coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, o coordenador da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Guilherme Fernandes Graziani, representando o presidente do CFO, Juliano do Valle, a 2ª Tesoureira do Cosems/SP e Secretária Municipal de Saúde de Embu-Guaçu, Maria Dalva Amim dos Santos, o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo Brom, a presidente da Federação Nacional dos Odontologista (FNO), Joana Batista Oliveira Lopes e a presidente da Abrasbuco, Doralice Severo da Cruz Teixeira.

No decorrer do dia outros representantes participaram das discussões como a coordenadora Estadual de Saúde Bucal de São Paulo, Maria Fernanda de Montezuma Trícoli, o coordenador do Ambiente de Monitoramento das Ações de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal do Estado de São Paulo - Hospital Santa Marcelina, Silvio Carlos Coelho de Abreu, o professor de Patologia da Universidade de São Paulo, Paulo Henrique Braz da Silva, a pesquisadora do Hospital do Câncer de Barretos/SP, Fabiana de Lima Vazquez e o membro da coordenação da Unasus/Unifesp - Hospital Santa Marcelina, Morris Pimenta e Souza.

Neste ano, os temas centrais das mesas de debates foram “O Sistema Único de Saúde: as eleições e a saúde bucal nos municípios” e “Desafios da construção da rede de atenção ao câncer bucal: o papel do Comitê Estadual”.

“Já estamos na 19ª edição do Projeto Saúde Coletiva que, ao longo desses anos vem sendo coordenado por diferentes colegas, e temos que agradecer essa confiança da APCD em apoiar esse projeto que tem uma grande importância. Esse ano pegamos um tema geral das eleições e a Saúde Bucal nos municípios, pois estamos em uma realidade de muitas mudanças e precisamos discutir isso. E, como há muito tempo já gostaríamos de pautar, a questão de uma rede de atenção ao câncer bucal de modo que a gente possa reduzir o número de diagnósticos da doença. Há uma estimativa da mortalidade de mais de 5 mil brasileiros por conta de câncer de boca. Isso é algo muito grave!”, enfatiza Paulo Frazão.

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

10% de desconto sobre “os mais vendidos”

Descontos especiais.

Saiba mais

Respire livre de fungos, bactérias e vírus!

10% de Desconto

Saiba mais

10% OFF em todos os produtos do site Jequiti!

10% em todo o site!

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.