A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

ABCD lança no CIOSP versão em português do livro de Prevenção de Câncer Oral - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

ABCD lança no CIOSP versão em português do livro de Prevenção de Câncer Oral

A prevenção do câncer oral é uma das prioridades da Agenda 2030 da ONU.  O lançamento da versão em português do livro on-line “Prevenção do Câncer Oral”, durante o CIOSP, segue a proposta de conscientizar o papel do Cirurgião-Dentista no combate à doença.  A iniciativa é da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD).

O lançamento ocorreu no VI Simpósio de Odontologia Sustentável, que contou com a palestra “Prevenção do Câncer Oral como prioridade das metas da Agenda 2030”, proferida pela da profa. dra. Maria Carolina de Lima Jacy Monteiro Barki, do Instituto de Saúde Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF).

A versão original do livro foi lançada pela European Regional Organization (ERO). A tradução da obra para o português foi feita em parceria com o Instituto de Saúde Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense, sob a coordenação científica da equipe de Estomatologia e com coordenação geral do prof. Claudio Fernandes, coordenador do Centro de Odontologia Sustentável do ISNF/UFF e assessor internacional da ABCD. O livro é prefaciado pelo presidente da ABCD, Silvio Cecchetto. “A obra está à disposição online, só é preciso acessar o site da APCD e fazer o download”, explica.

A obra destaca o papel do cirurgião-dentista como protagonista na prevenção da doença dentro do sistema de saúde e da sociedade, orientando o paciente a bons hábitos de saúde que se refletem na saúde bucal.

“A ABCD abraça esta causa preventiva desde o início, promovendo ações de alerta ao câncer bucal nas ruas, com cirurgiões-dentistas examinando a população em odontovans, para o diagnóstico precoce e conscientização sobre os malefícios do tabaco e da bebida, e agora fazendo parte da Campanha Sorria Muda Tudo, que reúne entidades e empresas para despertar a atenção da população sobre a importância da saúde bucal para a saúde geral”, alerta o presidente da ABCD.

“O livro Prevenção de Câncer Bucal é de enorme valia para a nossa profissão, pois se trata de um trabalho feito originalmente com a participação de 19 autores de todo o mundo, especialistas que compartilham sua expertise sobre o tema e que abrange tanto a Medicina como a Odontologia, sob a visão da Saúde Bucal integrada à Saúde, como deve ser”, destaca Cecchetto.

“O livro foi fruto de um forte trabalho de colaboração internacional, reúne os maiores nomes globais do câncer oral e representa um acervo de destaque para apoiar os cirurgiões dentistas a identificar e atuar precocemente contra a doença”, diz Fernandes.

Segundo o especialista, há uma grande relação entre doença e sustentabilidade. “Qual a atitude mais sustentável que a saúde precisa ter? Se não tem doença, não tem resíduo, não tem produto, energia, água. Logo, a atitude mais sustentável é atuar em todo tipo de política que visa à prevenção de saúde”.

A prevenção, portanto, é o melhor remédio, lembra Cecchetto. “Queremos conscientizar de que o câncer bucal mata e o HPV é extremamente contagioso. Lembrar sobre a necessidade dos cuidados do dentista, lembrar à população que ir ao dentista pode salvar vidas”.

O presidente da ABCD reforça que a associação de açúcar e cigarro é extremamente danosa e que é preciso que a saúde pública aborde a questão. “O Ministério da Saúde deveria focar em uma campanha sobre esses riscos. A boca é entrada de tudo, da saúde e da doença. Podemos cobrar isso do Ministério, da Coordenação de Saúde Bucal, pra que haja campanha envolvendo entidades de classe, organismos da Odontologia, pra que a gente possa salvar vidas”, finaliza.

Para fazer o download do livro clique aqui e preencha a ficha com nome e e-mail. 

Veja também

Clube de benefícios
+

Viva Momentos Inesquecíveis

10% de Desconto

Saiba mais

Até 60% OFF + brinde surpresa exclusivo!

Até 60% de Desconto

Saiba mais

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

10% de desconto sobre “os mais vendidos”

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.