APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Covid-19 – Recomendação de prevenção para Cirurgiões-Dentistas

Até o momento, o Brasil registrou 9 casos do novo coronavírus. O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2 de março, mostra que o Covid-19 está presente em 64 países e a taxa de letalidade é de 3,4%.

Em 5 de março, o Ministério da Saúde atualizou os dados sobre o coronavírus. Segundo o balanço divulgado até as 13h, o número de casos suspeitos no Brasil caiu para 11. Outros 21 casos já foram descartados.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, novos países serão incluídos na lista para definir suspeitos de coronavírus, entre eles os Estados Unidos. A lista de 16 países subiu para 27. Acredita-se que nos próximos dias, aumente muito o número de casos suspeitos no Brasil já que os Estados Unidos é um país bastante visitado por brasileiros. 

O Covid-19 propaga-se via gotículas respiratórias, contato direto com secreções infetadas e aerossóis em alguns procedimentos terapêuticos que os produzem (por exemplo as nebulizações), bem como nas consultas odontológicas. Por isso, os seguintes cuidados são recomendados aos profissionais de Odontologia:

- Usar a máscara N95 ou, em caso de continuar usando a máscara habitual, trocá-la a cada duas horas para evitar a perda de eficácia;

- Reforçar o uso de jaleco, luvas e óculo de proteção (recomenda-se desinfetar e higigienizá-lo a cada procedimento);

- Lavar cuidadosamente as mãos antes e depois de tratar os pacientes;

- Após cada consulta, limpar e desinfetar imediatamente todas as superfícies e ambiente de trabalho;

- Ter precauções redobradas no manuseio de modelos e moldes, assegurando a sua efetiva desinfecção;

- Seguir rigorosamente todos os procedimentos universais de esterilização e desinfecção;

- Evitar os cumprimentos com beijos ou aperto de mão na consulta.

- Procurar manter todas as superfícies do consultório permanentemente limpas e desinfetadas devido ao fato que o vírus pode ser transportado pelos aerossóis e consegue sobreviver nessas superfícies por mais de nove dias.

Links úteis:

Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o novo Coronavírus – perguntas e respostas para profissionais da saúde e para o público em geral:

https://drive.google.com/file/d/1alqe7VUWgUOyrS8kwvmKL7OCDuvJsXcx/view

Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus Covid-19 https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/13/plano-contingencia-coronavirus-COVID19.pdf

Além do Protocolo de Manejo Clínico para o Corona Vírus: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf

Os profissionais de saúde também devem consultar o Boletim Epidemiológico 03, no tópico Medidas de prevenção e controle para atendimento de casos suspeitos ou confirmados: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/21/2020-02-21-Boletim-Epidemiologico03.pdf

 

Lei nº 14.466, de 08/06/2011 - Proíbe o uso, por profissionais da área da saúde, de equipamentos de proteção individual fora do ambiente de trabalho https://www.al.sp.gov.br/norma/?tipo=Lei&numero=14466&ano=2011

NR 32 - Segurança e Saúde no trabalho em serviços de saúde http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR32.pdf

 

Medidas preventivas

Como medida preventiva adicional, é importante ressaltar que, antes de iniciar a consulta, deve-se evitar atender pacientes suspeitos de serem portadores do vírus. Salienta-se que a definição de caso suspeito relativo ao Covid-19, nesta data, resulta da conjugação de critérios clínicos e epidemiológicos, devendo ser considerada suspeita:

- Qualquer pessoa que tenha viajado para alguma das áreas afetadas, 14 dias antes do início dos sintomas;

- Qualquer pessoa que, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas, tenha estado em contato próximo com um caso provável ou confirmado;

- Qualquer pessoa com sintomas clínicos compatíveis com uma infecção respiratória, com febre, tosse, dispneia ou mal-estar.

A APCD continuará publicando matérias com atualizações sobre o Covid-19 com intenção de informar a classe odontológica sobre as medidas de prevenção. Para saber mais, leia aqui: Coronavírus: o que é importante destacar (hiperlink para http://www.apcd.org.br/index.php/noticias/1530/em-foco/27-02-2020/coronavirus-o-que-e-importante-destacar)

Fonte: Ministério da Saúde, EBC e OMD

Veja também

Clube de benefícios
+

Diminua as faltas com lembretes via whatsApp

20% OFF Teste Grátis

Saiba mais

Cel.Lep qualidade no ensino.

10% de desconto

Saiba mais

Impressos para Dentistas, Confira!

Até 50% de Desconto

Saiba mais

Tem coisas que só a Philco faz pra você.

Até 30% de desconto

Saiba mais