A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

5º CIMES: Odontologia Hospitalar é tema de debate - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

5º CIMES: Odontologia Hospitalar é tema de debate

No dia 18 de agosto, aconteceu em São Paulo o 5º CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde), promovido pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios).

No dia 18 de agosto, aconteceu em São Paulo o 5º CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde), promovido pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios).

Na tarde da quinta-feira, ocorreu uma discussão sobre o novo mercado da Odontologia Hospitalar. A mesa de debate foi moderada pelo presidente da APCD Adriano Albano Forghieri, com a participação de Keller de Martini, Cirurgião-Dentista, especializado em Odontologia em UTIs hospitalares e presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e Denise Caluta Abranches, Cirurgiã-Dentista e docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Odontologia Hospitalar. Os cuidados com o equilíbrio e a autorregulação do organismo de um indivíduo no meio hospitalar exigem o trabalho de profissionais de diversas áreas da Saúde, inclusive do Cirurgião-Dentista.

A Odontologia Hospitalar permite um melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente, uma vez que a prática visa os cuidados das alterações bucais que demandam intervenções de equipes multidisciplinares nos atendimentos de alta complexidade.

No dia 5 de maio deste ano, a aprovação do PLC (Projeto de Lei da Câmara) 34/2013 pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado Federal deu um passo à frente e fez com que profissionais do setor pudessem comemorar o avanço, já que o texto regulamenta a presença do Cirurgião-Dentista nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e inclui a assistência odontológica no atendimento e internação domiciliares do SUS (Sistema Único de Saúde). 

O PLC diz ainda que os planos de saúde que incluam internação hospitalar devem cobrir a assistência odontológica aos pacientes internados. Em todas as situações, esse atendimento vai depender do consentimento do paciente ou de seu responsável e, quando a assistência odontológica tiver de ser custeada pelo paciente, ele será informado dos custos antes de autorizar o tratamento. “Os hospitais vão diminuir custos específicos com internações. Temos que ter em mente que a Odontologia não é só cabeça e boca, é preciso ter equilíbrio para uma Odontologia completa”, ressaltou Forghieri.

Da Redação

Veja também

Clube de benefícios
+

Viva momentos inesquecíveis!

10% de desconto

Saiba mais

15% de Desconto em todo o site.

Descontos especiais.

Saiba mais

Viva Momentos Inesquecíveis

10% de Desconto

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.