A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at E:\inetpub\portalapcd2016\system\core\Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Câncer: América Latina apresenta o maior índice de morte e de diagnóstico tardio da doença - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Câncer: América Latina apresenta o maior índice de morte e de diagnóstico tardio da doença

A América Latina corre o risco de perder o controle da crescente epidemia de câncer e ainda falir seu sistema de saúde devido aos altos custos da doença.

A América Latina corre o risco de perder o controle da crescente epidemia de câncer e ainda falir seu sistema de saúde devido aos altos custos da doença. De acordo com uma análise feita pelo Observatório de Oncologia e pela Alianza Latina a partir de dados apresentados durante o “Fórum da Alianza Latina”, realizado na cidade de São Paulo, a região apresenta o maior índice de morte e de diagnóstico tardio da doença, em comparação com países desenvolvidos.

Estima-se que a incidência anual de novos casos de câncer na América Latina aumente em 33% (para cerca de 1,68 milhão de novos casos) em 2020 – atualmente, são cerca de 1,3 milhão de casos. Em 2030, os pesquisadores estimam que o câncer também causará mais de 1 milhão de mortes.

Isso porque, mesmo com uma incidência menor de casos da doença, quando comparada aos países desenvolvidos, na América Latina ainda se morre mais de câncer. São 13 mortes em cada 22 casos diagnosticados; nos Estados Unidos, o número de mortes é de 13 para cada 37 casos, na Europa, são 13 mortes para 30 casos. “Essa diferença está na maneira como se olha a doença. Enquanto nos países desenvolvidos há melhores programas de prevenção e diagnóstico precoce da doença, na América Latina os casos são, em sua maioria, ainda diagnosticados nas fases terminais”, explica Tiago Cepas, pesquisador do Observatório de Oncologia. Nos EUA, quase 60% dos casos têm diagnóstico no início da doença. No Brasil, esse número cai para 20%.

Entre as principais causas de mortes por câncer em homens estão os tumores de pulmão, próstata, cabeça e pescoço, enquanto em mulheres foram os tumores de mama, pulmão e colorretal.

Em relação aos dados encontrados, é possível afirmar que nos últimos cinco anos (2010-2015) foram registrados 2.352.255 óbitos por câncer na América Latina e Caribe; as maiores taxas de mortalidade encontram-se em no Uruguai (225 mortes por 100.000 habitantes) e em Cuba (211 mortes por 100.000 habitantes). Já as menores taxas de mortalidade foram registradas na Nicarágua (47,5 mortes por 100.000 habitantes) e na Guatemala (48 mortes por 100.000 habitantes).

Geralmente as maiores taxas de mortalidade são encontradas em países de baixa renda. O câncer é causado mais frequentemente pelo ambiente em que uma pessoa vive do que por sua biologia. Por isso, a letalidade ou chance de morrer de câncer infantil é maior nos países com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo. Os cânceres infantis são, em sua maioria, neoplasias do sangue e do sistema linfático (leucemias ou linfomas), tumores embrionários (por exemplo, retinoblastoma, neuroblastoma, nefroblastomas), tumores do cérebro, dos ossos e dos tecidos conjuntivos.

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão começam a se estabilizar ou cair entre os homens em países de média renda das Américas como Argentina e Brasil, por causa da diminuição do tabagismo. Entre as mulheres a taxa de mortalidade para câncer de pulmão continuam a aumentar na maioria dos países, refletindo defasagem na redução do tabagismo.

Já as taxas de câncer de colo de útero estão caindo em muitos países devido ao maior rastreamento, ao passo que as taxas de câncer de mama estão aumentando devido à maior prevalência de fatores hormonais associados, como gravidez tardia e desigualdade de gênero, assim como fatores de risco para estilo de vida.

Fonte: Veja

Veja também

Clube de benefícios
+

Móveis e artigos de decoração.

7% de desconto a cima de R$500

Saiba mais

Desconto na loja virtual Havanna.

15% de desconto

Saiba mais

A segurança que você procura!

Descontos especiais

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais