A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at E:\inetpub\portalapcd2016\system\core\Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Portal APCD - Conceitos atuais sobre traumatismo dentário em dentes de leite
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Conceitos atuais sobre traumatismo dentário em dentes de leite

O traumatismo dentário é um problema comum que atinge crianças em todo mundo

Ivonne Elena Vasquez Aillon - Aluna de Mestrado em Odontopediatria da Fousp

Jenny Abanto - Aluna de Pós-doutorado em Odontopediatria da Fousp

Gustavo Tello - Aluno de Doutorado em Odontopediatria da Fousp

Gabriela Oliveira Berti - Aluna de Doutorado em Odontopediatria da Fousp

Evelyn Alvarez Vidigal - Aluna de Doutorado em Odontopediatria da Fousp

Thais Cordeschi - Aluna de Mestrado em Odontopediatria da Fousp

Recebido em: abr/2015
Aprovado em: mai/2015

Autor de correspondência:
Ivonne Elena Vasquez Aillon
Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp)
Avenida Professor Lineu Prestes, 2227
Cidade Universitária - São Paulo – SP
05508-000
Brasil


O traumatismo dentário é um problema comum que atinge crianças em todo mundo causado por um impacto externo sobre o tecido dental, e pode resultar em dor e danos emocionais à criança devido ao comprometimento estético.


1. Qual a idade de maior risco em que pode ocorrer traumatismo dentário?
O risco de traumatismo dentário é maior entre os 18 e 30 meses de idade, pois nesse período de vida é quando as crianças começam a realizar os movimentos independentes de andar e correr e ainda não possuem boa coordenação motora. As causas mais comuns de traumatismo dentário estão relacionadas com quedas e acidentes quando as crianças estão brincando em casa, na escola, em parques de diversão e outros locais públicos.


2. Dentes fora da posição podem favorecer o traumatismo dentário?
Sim, principalmente em crianças de maior idade. Crianças que possuem mordida aberta anterior, que é verificada quando os dentes superiores anteriores não tocam os dentes inferiores (Figura 1) tem maior risco de sofrer traumatismo dentário. O perigo também é grande quando as crianças possuem os dentes superiores mais para frente do que os dentes inferiores (Figura 2). Nesses dois casos o lábio superior pode não estar protegendo os dentes, o que torna ainda maior o risco da criança ter um traumatismo.


3. Quais são os dentes que mais tem possibilidade de sofrer traumatismo dentário?
Os dentes que tem maior risco de sofrer o traumatismo dentário são os dentes anteriores, isto pode ocorrer tanto nos superiores quanto nos inferiores. No entanto, é mais comum nos dentes superiores e raramente atinge um dente posterior.


4. Como prevenir um traumatismo dentário?
A melhor forma de prevenir o traumatismo dentário é ter atenção especial aos acidentes que podem ocorrer com as crianças. Entre eles podemos enumerar alguns: 1) crianças que estão aprendendo a andar e correr (procure estar perto da criança nesta fase); 2) crianças que vão andar de bicicleta ou patins (uso de equipamentos de proteção); 3) brincadeiras na piscina (tome cuidado com as brincadeiras dentro da água, assim como na hora de sair da piscina); 4) crianças e adolescentes que praticam esporte de contato (verifique o uso de protetores bucais); 5) dentro das causas mais comuns de traumatismo pode-se citar a falta de uso de cinto de segurança (uso de assentos de carros e bicicletas especiais para crianças e importância de educar para o trânsito).

5. O que fazer quando uma criança sofre um traumatismo dentário?
Procure um odontopediatra o mais breve possível, mesmo se o trauma observado apresentar um dano mínimo. Somente o clínico poderá avaliar a extensão do problema que o traumatismo pode ter causado ao dente e a cavidade bucal. Se houve fratura do dente, guarde a parte do dente que está solta em um copo com leite ou soro fisiológico. A falta de informação dos pais ou responsáveis sobre as consequências que tais traumatismos podem causar nos dentes de leite e permanentes é o principal fator que contribui para uma pequena porcentagem de crianças que são levadas a atendimento de urgência.

 

Referências
1. Flores MT .Traumatic Injuries in the primary dentition .Dent Traumatol.2002 Dec;18(6):287-98.
2. Andreassen JO.Traumatic dental injuries in children .Int J Paediatric Dent.2000 Sep;10(3):181-84.
3. Jorge KO,Moysés SJ , Ferreira E , Ramos -Jorge ML, de Araujo Zarzar PM.Prevalence and factors associated to dental trauma in infants 1-3 years of age .Dent traumtol.2009 Apr;25(2):185-9.
4. Aldrigui J,Jabbar NS, Bönecker M , Braga MM ,Wanderley MT .Trends an associated factors in prevalence of dental trauma in Latin america and Caribbea : a systematic review and meta-analysis .Community Dent Oral Epidemiol.2014; 42(1) : 30-42.
5. Oliveira LB, Marcenes W,Ardenghi TM, Sheiham A, Bönecker M .Traumatic Dental Injuries and associated factors among Brazilian preschool children.Dent Traumatol.2007 Apr; 23(2): 76-81.
6. Guedes -Pinto A C,Bönecker M ,Delgado CR, Fundamentos de Odontologia-Odontopediatria.1 ed São Paulo.:Ed.santos;2009.p.302-327.

Veja também

Clube de benefícios
+

Aluguel de malas em 4 passos!

20% de desconto

Saiba mais

Marcas inovadoras e tecnológicas do mercado...

10% de desconto

Saiba mais

Quer mais modernidade na sua casa? A Electrolux...

Descontos de até 30% e frete grátis para todo o Brasil

Saiba mais

Especialista em vender sapatos na internet.

10% de desconto

Saiba mais