APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Prática de mergulho pode causar problemas dentários

Relatório destaca que mergulho pode estar relacionado à saúde bucal

O mergulho é uma das atividades mais populares em todo o mundo. No entanto, apenas algumas pessoas sabem que é necessário visitar um Cirurgião-Dentista antes de praticá-lo. De acordo com cientistas americanos, as mudanças de pressão podem causar sintomas como dor nas gengivas, dentes e mandíbulas. Todos eles são resultado da quebra do enchimento dentário e enfraquecimento das coroas.

Os cientistas da Universidade de Buffalo disseram que, além do estado de saúde, a saúde bucal dos mergulhadores também é importante. Deve-se lembrar de que o ar passa por um bocal especial colocado na boca do mergulhador, podendo causar danos e lesões dentárias caso a saúde bucal esteja ruim.

A pesquisa científica envolveu 41 pessoas com problemas dentários. Após a sessão de mergulho, 42% reclamaram de dor nos dentes, também conhecida como barodontalgia, que é a dor causada por uma mudança na pressão atmosférica. Além disso, 24% tiveram a dor causada pelo aperto do bocal e 22% relataram dor nas mandíbulas. 5% dos participantes queixaram-se de enfraquecimento das coroas e uma pessoa teve uma restauração quebrada.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

Desconto em produtos Sony direto da fábrica!

Até 33% de desconto

Saiba mais

A segurança que você procura!

Descontos especiais

Saiba mais

Diminua as faltas com lembretes via whatsApp

20% OFF Teste Grátis

Saiba mais

Serviços especializados aos associados da APCD

Descontos especiais!

Saiba mais