APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Agilidade e aventura: saiba mais sobre o Skate

Skate já têm 8,5 milhões de praticantes no Brasil

Indica-se que o esporte radical/aventura com maior número de praticantes em nosso país, é o skate, segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), em 2015, eram 8,5 milhões de praticantes no Brasil, sendo que 1,6 milhão são meninas! Quando comparado com a última verificação, em 2009, houve um aumento em mais de 100% no número de praticantes.

O skate teve esse crescimento monstruoso por alguns motivos básicos:

  • Baixo custo;
  • Fácil aprendizado;
  • Aumento considerável de rampas e parques próprios para o uso de skate;
  • Término do preconceito existente em décadas anteriores.

A origem do Skate se dá na década de 1960, na Califórnia, como opção criada por surfista para praticar as manobras do surfe nos dias em que não havia onda. Rapidamente, a novidade se espalhou pelos Estados Unidos e se disseminou pelos quatro cantos do mundo. No Brasil, durante as décadas de 1970 e 1980, o skate, não era tido como esporte, porém com o surgimento nas terras tupiniquins de campeões mundiais, tais como Bob Burnquist e Sandro “Mineirinho”, tirou o esporte do submundo alavancando-o a uma prática sadia, inclusive para crianças.

Hoje, o Brasil apresenta uma geração promissora na prática profissional do skate, tanto no masculino quanto no feminino, fato esse interessante, visto que já nas próximas Olimpíadas, em Tóquio em 2020, o skate, assim como Surfe e Escalada, já será um esporte olímpico. Para aquele que há 30 anos era um esporte de rua, é um avanço fulminante e importantíssimo quando se trata de opção de atividade física e qualidade de vida.

Texto: Luciano Andrade Bernardes - vice-diretor de Esportes da APCD.

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

As melhores taxas negociadas.

Condições especiais

Saiba mais

Seu pet merece o melhor!

5 % de desconto

Saiba mais

Alugue consultórios por período.

Descontos especiais.

Saiba mais