A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at E:\inetpub\portalapcd2016\system\core\Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

Portal APCD - Odontologia pode minimizar necessidade de cirurgias plásticas
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Odontologia pode minimizar necessidade de cirurgias plásticas

Uma visita ao Cirurgião-Dentista pode ajudar no processo estético

Brasil sempre é destaque nos rankings mundiais de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos na quantidade de procedimentos realizados. São mais de 1 milhão de cirurgias todos os anos, sendo que as cirurgias faciais representam quase 50% dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados no Brasil. O que muitos não sabem, porém, é que muitas vezes uma visita ao Cirurgião-Dentista pode ajudar nesse processo estético, fazendo com que os procedimentos cirúrgicos sejam menos extensos, simplificando a correção de algumas imperfeições faciais.

De acordo com Rose Helena Burgon, Cirurgiã-Dentista na Hope Odontologia, os dentes são responsáveis pela manutenção do tônus muscular, bem como do volume dos lábios e do não aparecimento dos sulcos ao lado do nariz, conhecido como bigode chinês. “Muitas vezes o paciente recorre às cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos para corrigir os sinais de envelhecimento da face, principalmente aquelas rugas que aparecem ao redor da boca, conhecida como “código de barras”, sem antes visitar um Cirurgião-Dentista, mas em alguns casos o tratamento odontológico estético pode amenizar alguns problemas, reduzindo o tamanho das intervenções cirúrgicas” diz a Burgon.

Ela explica que alguns médicos até recomendam uma visita ao Cirurgião-Dentista antes de qualquer intervenção cirúrgica, mas pela necessidade de remoção de cáries, bactérias e limpeza da boca, as quais podem trazer risco à cirurgia, por meio da intubação, permitindo a entrada de bactérias nas vias respiratórias, o que pode ocasionar pneumonias e outras doenças infecciosas. Mas Burgon destaca que cabe ao cirurgião plástico uma avaliação clínica identificando sinais de envelhecimento da face relacionado à perda dos dentes e orientar o paciente a procurar um Cirurgião-Dentista para recuperar os dentes antes de seus procedimentos, minimizando intervenções invasivas na  face.

Os tratamentos odontológicos que permitem correções e melhorias faciais são muitos, como por exemplo, os procedimentos reabilitadores e estéticos, nos quais são utilizados laminados de porcelana que recobrem os dentes imperfeitos ou manchados possibilitando não só a melhoria de cor e luminosidade do sorriso, mas também a abertura do arco dental de forma que fique mais volumoso, ajudando a tonificar o lábio e eliminar as rugas.

Há também as reabilitações com implantes que são realizadas para reposição de raízes perdidas, enxertos ósseos para corrigir imperfeições e desníveis da gengiva ocasionadas por extrações traumáticas ou por infecções. “Tivemos um caso onde a recuperação dos dentes diminuiu muito a necessidade de cirurgia plástica. Conseguimos eliminar a flacidez na região peri-bucal que era a queixa da paciente.  Em outros casos,  foram realizados apenas procedimentos complementares, como preenchedores,  aplicação de  toxina botulínica popularmente conhecida como botox,  trazendo a completa satisfação do paciente”, disse a especialista.

O recomendado é que antes da realização de procedimentos estéticos inclua-se uma visita ao Cirurgião-Dentista, para que sejam corrigidos eventuais defeitos nos arcos dentários. Procedimentos como lifting, preenchimentos, bioplastia e, até mesmo as cirurgias plásticas realizadas no rosto, terão maior eficácia quando restabelecida a função e a estética dos dentes.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

Cada produto é uma experiência divertida.

10% de desconto

Saiba mais

Diversos benefícios para o associado.

10% de desconto

Saiba mais

10% de desconto

Saiba mais

10% de desconto extra em produtos outlet!

Até 10% de desconto

Saiba mais