A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Bebês com dermatite atópica têm maior risco de contrair cárie - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Bebês com dermatite atópica têm maior risco de contrair cárie

Pesquisa sugere ligação entre duas doenças comuns da infância

Uma nova pesquisa da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) e do Instituto de Ciências Clínicas da Agência de Ciência Tecnologia e Pesquisa de Cingapura sugeriu uma ligação entre duas doenças comuns da infância: dermatite atópica e cárie dentária. No estudo, os bebês que apresentavam sintomas da condição da pele e eram sensíveis aos alérgenos comuns foram três vezes mais propensos a desenvolver cárie dentária aos dois e três anos de idade, em comparação com os bebês sem a inflamação da pele.

O estudo, intitulado “Atopic dermatitis and early childhood caries: Results of the GUSTO study”, publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology e realizado pela NUS Faculdade de Odontologia, em 2009, constatou que quatro em cada dez crianças em idade pré-escolar em Cingapura já sofreram com a cárie dentária de alguma forma.

No presente estudo, que fazia parte do programa “Crescer em Cingapura para Resultados Saudáveis”, os pesquisadores entrevistaram cerca de 500 pais durante o primeiro ano do seu filho, aos três, seis e 12 meses, respectivamente, para identificar bebês com eczema. Aqueles filhos cujas mães relataram como tendo determinada condição da pele foram submetidos a testes cutâneos para avaliar sua sensibilidade aos alérgenos comuns.

Os resultados mostraram que os bebês que tiveram eczema e foram positivos para alérgenos comuns tiveram 3,09 vezes mais probabilidade de ter cárie quando tinham 2 e 3 anos de idade, respectivamente, em comparação com os bebes sem a dermatite. “Nossos resultados mais recentes darão aos pais e cuidadores de bebês com eczema um aviso prévio de risco aumentado de desenvolvimento de cárie dentária nas crianças”, disse o pesquisador da NUS, Stephen Hsu. Ele ainda acrescenta que visitar o Cirurgião-Dentista regularmente pode ajudar a minimizar a incidência de cárie nessas crianças.

De acordo com a equipe de pesquisa, é a primeira vez que um link entre as duas condições foi descoberto. Um possível mecanismo por trás desta conexão pode ser os defeitos estruturais que ocorrem durante o desenvolvimento do tecido no útero. A fim de confirmar o mecanismo biológico subjacente da relação, os pesquisadores estão agora realizando mais análises genéticas.

O que é Dermatite Atópica?

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma forma crônica, recidivante da doença inflamatória de pele que é caracterizada por sintomas como prurido, vermelhidão, pele inchada ou rachada e erupção cutânea. Nos últimos anos, a condição tem vindo a aumentar e afeta aproximadamente de 15 a 30% das crianças nos países desenvolvidos hoje.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

O básico em sua versão mais moderna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Até 60% OFF + brinde surpresa exclusivo!

Até 60% de Desconto

Saiba mais

Serviços especializados aos associados!

Descontos especiais!

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.