APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Bebês com dermatite atópica têm maior risco de contrair cárie

Pesquisa sugere ligação entre duas doenças comuns da infância

Uma nova pesquisa da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) e do Instituto de Ciências Clínicas da Agência de Ciência Tecnologia e Pesquisa de Cingapura sugeriu uma ligação entre duas doenças comuns da infância: dermatite atópica e cárie dentária. No estudo, os bebês que apresentavam sintomas da condição da pele e eram sensíveis aos alérgenos comuns foram três vezes mais propensos a desenvolver cárie dentária aos dois e três anos de idade, em comparação com os bebês sem a inflamação da pele.

O estudo, intitulado “Atopic dermatitis and early childhood caries: Results of the GUSTO study”, publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology e realizado pela NUS Faculdade de Odontologia, em 2009, constatou que quatro em cada dez crianças em idade pré-escolar em Cingapura já sofreram com a cárie dentária de alguma forma.

No presente estudo, que fazia parte do programa “Crescer em Cingapura para Resultados Saudáveis”, os pesquisadores entrevistaram cerca de 500 pais durante o primeiro ano do seu filho, aos três, seis e 12 meses, respectivamente, para identificar bebês com eczema. Aqueles filhos cujas mães relataram como tendo determinada condição da pele foram submetidos a testes cutâneos para avaliar sua sensibilidade aos alérgenos comuns.

Os resultados mostraram que os bebês que tiveram eczema e foram positivos para alérgenos comuns tiveram 3,09 vezes mais probabilidade de ter cárie quando tinham 2 e 3 anos de idade, respectivamente, em comparação com os bebes sem a dermatite. “Nossos resultados mais recentes darão aos pais e cuidadores de bebês com eczema um aviso prévio de risco aumentado de desenvolvimento de cárie dentária nas crianças”, disse o pesquisador da NUS, Stephen Hsu. Ele ainda acrescenta que visitar o Cirurgião-Dentista regularmente pode ajudar a minimizar a incidência de cárie nessas crianças.

De acordo com a equipe de pesquisa, é a primeira vez que um link entre as duas condições foi descoberto. Um possível mecanismo por trás desta conexão pode ser os defeitos estruturais que ocorrem durante o desenvolvimento do tecido no útero. A fim de confirmar o mecanismo biológico subjacente da relação, os pesquisadores estão agora realizando mais análises genéticas.

O que é Dermatite Atópica?

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma forma crônica, recidivante da doença inflamatória de pele que é caracterizada por sintomas como prurido, vermelhidão, pele inchada ou rachada e erupção cutânea. Nos últimos anos, a condição tem vindo a aumentar e afeta aproximadamente de 15 a 30% das crianças nos países desenvolvidos hoje.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

Associado tem desconto no certificado digital

Condições especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Outlet de moda Nº1 no Brasil.

Descontos Especiais!

Saiba mais

Serviços especializados aos associados da APCD

Descontos especiais!

Saiba mais