A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Projeto da Unesp de Bauru auxilia na detecção de câncer no esôfago - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Projeto da Unesp de Bauru auxilia na detecção de câncer no esôfago

Objetivo é tentar extrair informações de imagens com inteligência artificial

Um projeto criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, SP tem o objetivo de detectar o câncer no esôfago. A intenção dos autores é comprovar a existência da doença a partir de um programa de inteligência artificial, segundo o professor e pesquisador João Paulo Papa. “A ideia é mostrar como é e porque existe a doença, que são as dúvidas de um paciente. O objetivo é tentar extrair informações de imagens usando programas de computador. Estas informações irão alimentar um programa de inteligência artificial capaz de dizer se há probabilidade de existir o câncer no esôfago”, explica o pesquisador João Paulo Papa.

De acordo com o professor, o câncer no esôfago é dificilmente detectado em sua fase inicial. Devido a este fator, a taxa de acertos desta pesquisa, que ainda está em fase inicial, varia de 39 a 87%. “Nós vamos aproveitá-la para construir uma base de dados maior, realista e onde doenças de todos os níveis possam ser detectadas. Ou seja, nosso objetivo é detectar a doença com 100% de acerto”, diz o pesquisador.

Os testes para a pesquisa foram feitos a partir de uma base de dados já existente, pois ela é capaz de indicar quais pacientes têm ou não a doença e comparar os acertos do programa de inteligência artificial.

A equipe da pesquisa, que está prevista para terminar em 2019, conta com o professor João Paulo, o aluno da Unesp Bauru Luís Antônio, uma pesquisadora do campus de Botucatu e dois professores que atuam em uma universidade da Alemanha. O estudo também foi aprovado em um programa de pesquisa que vai financiar para a conclusão do projeto.

Fonte: G1

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.