A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Dia Mundial do Rim alerta para o combate contra a obesidade - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Dia Mundial do Rim alerta para o combate contra a obesidade

Data é comemorada no dia 9 de março e terá como tema Doença Renal e Obesidade

O dia 9 de março é a data escolhida mundialmente para tratar de doenças do sistema renal. Neste ano, o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), será "Doença Renal e Obesidade - Estilo de vida saudável para rins saudáveis". A escolha não é por acaso: as doenças renais crônicas (DRCs) têm maior probabilidade de se desenvolver em pessoas obesas, em especial entre hipertensos e diabéticos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 esta condição acometerá 18% dos homens e mais de 21% das mulheres, e a obesidade grave atingirá 6% dos homens e 9% das mulheres em todo o mundo.

"Em indivíduos afetados pela obesidade, os rins são sobrecarregados, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. Este quadro pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver as DRCs a longo prazo", afirma a médica nefrologista e diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília (CDRB), Maria Letícia Cascelli.

Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Tennessee (EUA), Universidade da Pennsylvania (EUA) e do Conselho Nacional de Pesquisa-Instituto de Fisiologia Clínica Epidemiologia Clínica e Fisiopatologia das Doenças Renais e Hipertensão (Itália) indica que a obesidade também é um potente fator de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica (DRC) e doença renal terminal (DRT). As pessoas com excesso de peso ou obesas têm 2 a 7 mais chances de desenvolver DRC em comparação com as de peso considerado saudável.

Apesar do cenário pessimista, a obesidade, bem como a DRC, podem ser evitadas com cuidados simples. "Educação e conscientização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, são de extrema importância na prevenção da obesidade e doença renal", avalia Evandro Reis, nefrologista e também diretor da CDRB. Segundo ele, a obesidade também colabora para quadros graves no sistema renal, como nefrolitíase e câncer de rim.

Órgãos essenciais

Os rins são essenciais para a nossa saúde e um dos órgãos mais importantes do corpo. Eles se livram do excesso de água e toxinas, regulam a pressão arterial, produzem glóbulos vermelhos e mantêm os ossos fortes. Quando os rins são danificados ou perdem alguma função ao longo do tempo, isso é conhecido como doença renal crônica (DRC).

Fatos sobre o Rim

- Os rins filtram cerca de 180 litros de sangue todos os dias;

- Doença renal crônica (DRC) é comum e pode afetar qualquer pessoa, incluindo crianças, e não há cura;

- A insuficiência renal é fatal quando o paciente não é submetido a diálise ou transplante;

- A lesão renal aguda (LRA) é uma queda súbita na função renal. Muitas vezes surge como uma complicação de outra doença grave;

- A diabetes não controlada e a pressão arterial alta, além de doenças cardiovasculares, são as maiores causas da DRC;

- Antecedentes familiares com doença renal também aumentam a incidência de quadros de DRCs;

- Fumar diminui o fluxo de sangue para os rins e impede que eles funcionem corretamente.

Fonte: Terra

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Liberte suas paixões sem gastar uma fortuna.

Descontos especiais.

Saiba mais

10% OFF em todos os produtos do site Jequiti!

10% em todo o site!

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.