APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

APCD sedia a entrega do 11º Prêmio Orgulho Autista Brasil

Evento contou com a presença de familiares, amigos e apoiadores da causa

Na noite do dia 03 de abril, a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas - APCD em conjunto com o Movimento Orgulho Autista Brasil - MOAB-Brasil participou da entrega do 11º Prêmio Orgulho Autista Brasil, na sede da entidade.

O prêmio é entregue anualmente desde 2005 com o intuito de reforçar a valorização das pessoas que realizam diariamente ações e trabalhos que possam mudar a qualidade de vida de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A entrega das homenagens e prêmios foi realizada por pessoas com TEA representando aproximadamente 2 milhões de brasileiros nesta condição.

Compuseram a mesa solene, o 1° vice-presidente da APCD, Juscelino Kojima, representando o presidente da APCD, Adriano Albano Forghieri; o secretário municipal da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini; a coordenadora do Instituto Bocalan Brasil, Rocio Marin; a jornalista da Revista Época, Cristiane Segatto; e a coordenadora Estadual do Movimento Orgulho Autista Brasil, Adriana Zink.

O primeiro a ser homenageado foi o secretário municipal, Gilberto Natalini, que recebeu a placa de honraria pelas mãos de André Pavan pela sua luta diária em relação a Lei nº 16.380 de proteção à saúde bucal da pessoa com deficiência. A lei foi uma conquista para a população com deficiência e para o Cirurgião-Dentista. Natalini enfatizou que “o projeto de lei já foi aprovado e sancionado e agora está em fase de regulamentação para, logo após, a prefeitura criar serviços próprios para o atendimento a pessoas com necessidades especiais. A gente sabe o que é lidar com determinadas particularidades, principalmente na Odontologia. Vamos continuar trabalhando pela causa, porque é muito importante”.

Em seguida, a jornalista da Revista Época, Cristiane Segatto recebeu das mãos de Idryss Jordan com a ajuda de sua mãe, Kelly, uma homenagem pela elaboração de duas matérias com o intuito de informar e ajudar na conscientização sobre o autismo. Cristiane agradeceu a homenagem e ressaltou sobre sua contribuição jornalística referente à área da saúde: “eu vivo de retratar essas histórias e contribuir para a melhoria da situação. E o que posso dizer é que a felicidade é toda minha de poder contar história como a do Idryss Jordan com a ajuda de sua mãe, Kelly”.  

O primeiro prêmio da noite, na categoria XV - Atitude Destaque, Adestramento de cães para trabalhar com autistas, entregue por Marjorie de Camargo Sardinha, foi para a coordenadora da Fundação Bocalan - São Paulo, Rocio Marin. “Essa homenagem para gente é muito especial, porque é um trabalho que não é reconhecido no Brasil e que não é fácil. A gente dá um nome para os cães, cuida como se fossem filhos, brinca com eles como se fossem irmão, e a gente chora para enterrar eles quando morrem. Se é tão importante, cumpre todas as etapas, na vida das pessoas, imagina o impacto que pode ter com uma pessoa com deficiência. Então, vamos continuar trabalhando, lutando e espelhando nosso trabalho para atender mais pessoas”, destaca Rocio.

O 2ª premiado foi o jornalista Jorge Caldeira, na Categoria IX - Imprensa Escrita Revista Destaque – Revista da ANER - Atendimento Odontológico aos Autistas – São Paulo, que não pode estar presente e foi representando pelo editor científico da Revista da APCD, Danilo Duarte, que recebeu o prêmio das mãos de Felipe Gimenez com apoio de seu pai Eduardo.

Para finalizar, a coordenadora estadual do Movimento Orgulho Autista Brasil, Adriana Zink, convidou Felipe Martins para entregar uma homenagem ao presidente da APCD, representado no momento pelo 1° vice-presidente, Juscelino Kojima, parabenizando a entidade por ter aberto as portas e iniciado esse trabalho com pessoas com necessidades especiais.

“A APCD se sente honrada em participar desta cerimônia cheia de emoções. Gostaria de parabenizar os profissionais, os pais e os amigos que se dedicam além de sua profissão para trazer o melhor para as crianças com necessidades especiais. A APCD está sempre aberta para vocês”, conclui Kojima.

 Da Redação

Veja também

Clube de benefícios
+

Casa das Cuecas com desconto exclusivo!

10% em todo site!

Saiba mais

Correcorp seu melhor treino!

Condições especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Oferece um catálogo completo de livros!

Descontos especiais

Saiba mais