Pesquisadores modificam antibiótico para combater resistência bacteriana

A versão 'turbinada' do antibiótico vancomicina foi capaz de matar bactéria resistente

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Scripps, nos Estados Unidos, conseguiram modificar um antibiótico já existente para "turbiná-lo" em sua ação contra as bactérias, transformando-o em uma importante arma contra a resistência bacteriana.

Este antibiótico é a vancomicina, que atua modificando a forma como as bactérias compõe sua parede celular e ainda, vem sendo utilizada há cerca de 60 anos na medicina. Durante esse período, o medicamento já demonstrou ser uma boa alternativa contra as bactérias, já que só recentemente foram observados casos de bactérias resistentes a ele.

Os pesquisadores conseguiram fazer três modificações no antibiótico, de modo a aumentar em mil vezes sua atividade. Os resultados foram publicados na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences". Desta forma, a vancomicina modificada se torna o primeiro antibiótico a ter três mecanismos de ação independentes. "Os médicos podem usar essa forma modificada de vancomicina sem medo de provocar resistência", diz Dale Boger, do Instituto de Pesquisa Scripps.

Em teste com a bactéria Enterococcus, a vancomicina turbinada foi eficaz contra a bactéria original e contra a bactéria que já apresentava resistência contra a vancomicina comum. "Organismos não podem trabalhar simultaneamente para driblar três mecanismos diferentes de ação. Mesmo se acharem uma solução para um deles, esses organismos serão mortos pelos outros dois", diz Boger.

Fonte: G1 – Bem Estar