APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Plano de ação para a Saúde Mental 2013-2020 é discutido em Genebra

Até 2020 cerca de 350 milhões deverão sofrer de depressão e 90 milhões terão alguma desordem

No mês de junho, especialistas se reuniram em Genebra, na Suíça, durante a Assembleia Mundial da Saúde para discutir o Plano de Ação para a Saúde Mental 2013-2020. O intuito é discutir sobre as doenças mentais que já representam 13% do total de todas as doenças do mundo e são um terço das patologias não transmissíveis.

As doenças mentais e neurológicas atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os especialistas advertem que pelo menos um terço dos que sofrem com problemas mentais e neurológicos não recebe acompanhamento médico. De acordo com as estimativas da OMS, até 2020 cerca de 350 milhões de pessoas deverão sofrer de depressão e 90 milhões terão uma desordem pelo abuso ou dependência de substâncias químicas.

A OMS define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração. A depressão pode ser de longa duração ou recorrente. Na sua forma mais grave, pode levar ao suicídio.

Casos de depressão leve podem ser tratados sem medicamentos, mas, na forma moderada ou grave, as pessoas precisam de medicação e tratamentos profissionais. De acordo com a OMS, quanto mais cedo começa o tratamento, melhores são os resultados. Vários fatores podem levar à depressão, como questões sociais, psicológicas e biológicas.

Estudos mostram, por exemplo, que uma em cada cinco mulheres que dão à luz acaba sofrendo de depressão pós-parto. Segundo os especialistas da organização, as doenças neurológicas, como a epilepsia, deverão afetar 50 milhões de pessoas. Aproximadamente 35 milhões de pessoas deverão sofrer de Alzheimer, síndrome crônica ou progressiva que leva à perda das funções cognitivas, entre outros distúrbios.

Fonte: Revista Época

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos exclusivos na Centauro!

10% de desconto

Saiba mais

Seu pet merece o melhor!

7 % de desconto

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais