A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo diz que Neandertais tentavam aliviar dor de dente com ferramentas - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo diz que Neandertais tentavam aliviar dor de dente com ferramentas

Marcas em dentes de 130 mil anos atrás indicam que neandertal usava ferramenta para tentar extrair dente afetado por problema que provocava dor

Uma análise de dentes de 130 mil anos atrás revelou que o homem de Neandertal tentava aliviar a dor através de manipulação com ferramentas, isto, segundo um estudo publicado em junho na revista científica "Bulletin of the International Association for Paleodontology". É, parece que esse primo extinto era bem mais sofisticado do que se pensava.

Os pesquisadores estão analisando quatro dentes procedentes do lado esquerdo da mandíbula de um homem Neandertal, encontrado no sítio arqueológico de Krapina, na Croácia, nos quais observaram múltiplos sulcos e outros sinais de manipulação.


"Consideradas em seu conjunto, estas marcas correspondem a um certo problema dental que causava sofrimento nos neandertais, que tentavam se curar com uma espécie de palito", explica David Frayer, professor emérito de antropologia da Universidade do Kansas e autor principal do estudo. "Trata-se de um interessante conjunto de ações que, consideradas em sua totalidade, correspondem ao que um homem moderno teria feito na mesma situação", explica.

Os cientistas não conseguiram encontrar a mandíbula para determinar se esse indivíduo tinha uma infecção na gengiva, mas os sulcos nos dentes sugerem que esta devia estar fortemente irritada. Os pesquisadores constataram, ainda, que o pré-molar e o dente do siso tinham sido deslocados da sua posição original, e encontraram seis sulcos nesses dentes, assim como em outros dois molares.

Fonte: G1

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Descontos Exclusivos para Associados

10% de Desconto

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

10% de desconto na tarifa vigente

10 % de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.