A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estrogênio pode prevenir gengivite em mulheres acima de 50 anos, diz estudo - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estrogênio pode prevenir gengivite em mulheres acima de 50 anos, diz estudo

De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de búfalo (UB), nos Estados Unidos, o tratamento para osteoporose também pode ajudar a prevenir gengivite. O estudo, que analisou a prevalência da periodontite em mulheres pós-menopáusicas, revelou também que mulheres acima dos 50 anos tratadas com estrogênio para osteoporose – uma condição em que os ossos se tornam fracos e quebradiços devido à perda de tecidos – têm 44% menos chances de desenvolverem periodontite severa do que mulheres que não recebem o tratamento.

O estudo nomeado como “Associação Entre o Tratamento da osteoporose e a Periodontite Severa em mulheres Pós-menopáusicas” foi conduzido por Johelle de S. Passos Soares, Phd na Universidade Federal da Bahia e publicado na edição de julho da Menopause: The Journal of the North American Menopause Societ. Segundo os pesquisadores, a falta de estrogênio, uma consequência natural da menopausa, coloca mulheres sob risco de osteoporose à medida que envelhecem. Para combater esse efeito, algumas mulheres recebem terapia de estrogênio, junto com suplementos de cálcio e vitamina D.

Embora estudos prévios tenham investigado a relação entre a osteoporose e a perda de dentes, poucos têm examinado a ligação entre a terapia de estrogênio e a periodontite, uma doença que pode levar à perda dentária e a destruição do osso maxilar. “Esses resultados ajudam a confirmar as descobertas de estudos prévios, que sugeriram que a terapia com estrogênio para prevenir a osteoporose também pode desempenhar um papel na prevenção da gengivite”, diz Frank Scannapieco, DMD, PhD, coautor do estudo, professor e coordenador do Departamento de Biologia Oral da Escola de Odontologia da UB. “Ao avançar nosso entendimento de como esse tratamento pode impactar a saúde oral, podemos aprimorar o trabalho para melhorar a saúde óssea e a qualidade de vida dos pacientes”, diz o pesquisador.

A pesquisa examinou cerca de 500 mulheres pós-menopáusicas que receberam o diagnóstico em uma clínica brasileira. Das 356 mulheres que foram diagnosticadas com osteoporose, 113 escolheram receber a terapia com estrogênio. Cada participante tinha mais de 50 anos e era pós-menopáusica há pelo menos um ano. Elas foram dividias em duas categorias: mulheres que receberam a terapia com estrogênio por pelo menos seis meses e aquelas que nunca receberam tratamento. Outros fatores como raça, renda familiar e nível de educação também foram registrados.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que receberam o tratamento para osteoporose tinham menor profundidade de sondagem periodontal e menos perda de ligação clínica – a quantidade de espaço entre os dentes e o tecido circundante devido à perda óssea e a gengivite reduzida, em relação a quem não tinha recebido o tratamento.  O estudo também descobriu que famílias com a maior renda e que visitam o Cirurgião-Dentista com maior frequência foram associadas a pouca prevalência de periodontite.

Apesar da evidência de que o estrogênio cumpre um papel significante na manutenção da saúde óssea, a terapia hormonal também mostrou causar efeitos adversos, como o aumento do risco de doença cardíaca e de câncer de mama, explica Scannapieco.

É necessário que novas pesquisas sejam feiras para entender se a prevenção e o tratamento de osteoporose também podem ajudar no controle de doença periodontal e na perda dos dentes.

Fonte: Dental Press

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Drogasil

Descontos especiais

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.