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Conselho das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional - COEAP's - Portal APCD

Conselho das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional - COEAP's

Oferecer o que há de melhor e mais moderno para ajudar na formação e na capacitação do profissional de Odontologia sempre foi um dos maiores e mais importantes objetivos da APCD. A busca por recursos materiais e humanos de alta qualidade é incessante, a fim de que o associado da APCD de qualquer lugar do Estado de São Paulo tenha à disposição a melhor estrutura, equipamentos, tecnologia, corpo docente, cursos de aperfeiçoamento, atualização e gratuitos.

Essa oferta de capacitação profissional acontece por meio da Escola de Aperfeiçoamento Profissional; uma das mais tradicionais instituições de ensino não ligada a uma universidade de atividade privada e uma das maiores escolas de capacitação em Odontologia da América Latina.

A primeira Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) foi criada na década de 1950, pelo então presidente da APCD, Francisco Py, na cidade de São Paulo. Hoje, com o crescimento vertiginoso da entidade, que está presente em vários municípios paulistas, por meio de suas 89 Regionais, a EAP também cresceu, se expandiu e se fortaleceu como uma marca, sinônimo de alto nível de qualidade de ensino.

Não é à toa que, hoje, além da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD Central, existem 35 EAPs, situadas dentro de 35 Regionais da APCD espalhadas pelo Estado de São Paulo. Com o objetivo de fazer com que todas as EAPs funcionem harmoniosamente, embasadas pelo mesmo regimento, e que realizem suas atividades e outras ações administrativas de maneira padronizada, ou seja, "falem a mesma língua", em 2001 foi criado o Comitê das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional, cuja criação foi aprovada em Assembleia Geral e passou a ser Conselho das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional em 2013 também aprovado em Assembleia Geral.

O COEAPs, segundo o seu próprio regimento interno, "tem por objetivo, dentro de sua competência e respeitando os preceitos estatutários, orientar, supervisionar e coordenar as atividades das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional e Comissões Científicas existentes ou que vierem a ser criadas, na APCD Central, Regionais e Entidades Associadas".

O Conselho das EAPs está em plena atividade e realiza reuniões periódicas para discutir e decidir assuntos referentes às EAPs, desde padronização e controle do funcionamento das Escolas até meios para melhorar a administração das mesmas.

A Regional tem que possuir uma estrutura mínima para abrigar uma EAP. Ainda de acordo com o regimento são "no mínimo seis consultórios, de sua propriedade, salas de aula, laboratório multidisciplinar, sala de espera, sala de raios X, sala de esterilização e tudo acordado com as normas da Vigilância Sanitária, além de um corpo docente devidamente cadastrado". A EAP de cada Regional ou entidade associada da APCD é autônoma em sua administração, cabendo-lhe elaborar seu Regimento Interno, tendo como referência o do Conselho das EAPs. A Regional ou entidade associada que não possui as condições para constituir EAP, tem uma Comissão Científica, dirigida por um diretor científico.

O Conselho das EAPs também tem a responsabilidade de uniformizar as normas e criar uma cartilha de biossegurança. Essa cartilha já foi formulada com o auxílio de Regionais mais experientes e repassada a todas as EAPs, na qual consta desde modelo de prontuário clínico até contrato de professores, forma de planejamento de cursos etc.

Além do papel de harmonizar e elaborar modelo de normas gerais no âmbito estadual para as atividades científicas das EAPs e Comissões Científicas das Regionais e das entidades associadas, compete ao Conselho das EAP’s dar apoio e suporte operacional às Regionais para suas atividades científicas, discutir e estimular programações científicas, jornadas e palestras, e intermediar dentro das atividades científicas gestões para solucionar pendências entre Regionais ou entre estas e a Central.

Hoje, o Conselho das EAPs é composto por diretores de EAP e diretores científicos, os quais representam aquelas Regionais que não possuem Escola de Aperfeiçoamento Profissional. O Conselho das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional é o órgão que coordena e supervisiona as atividades das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) e Departamentos Científicos (DCI) ou Comissões Científicas da APCD. Presidente do COEAP;

• Vice-Presidente do COEAPs;

• Diretores das EAPs;

• Diretores Científicos das Regionais que não possuírem EAP;

• Diretores Científicos das Entidades Associadas;

• Representante do CONOGE e;

• Representante do COA.

Caberá ao Presidente do COEAP nomear, dentre associados efetivos ou remidos, membros assessores previstos em seu Regimento Interno. O Presidente do COEAP ou seu representante legal participa com direito a voz das reuniões do CORE.

Cumpre ao COEAP, além do estabelecido no presente Estatuto:

Harmonizar as atividades das EAPs e dos Departamentos Científicos das Regionais e das Entidades Associadas;

Elaborar o cadastro estadual de ministradores;

Estabelecer critérios para a criação de EAPs;

Dar apoio e suporte operacional às Regionais para suas atividades científicas;

Ordenar o Calendário Científico Anual da APCD.

Diretoria do COEAP´s:

Liris Silmar Jacintho Pereira Presidente
Arne Aued Guirar Ventura Vice-presidente
Ilka Maria Pantaleão Silveira Bonachela Secretária
Rada El Achkar da Silva Tesoureira

Regionais que possuem EAP:

1. Americana 14. Jardim Paulista 28. Santo Amaro
2. Araçatuba 15. Jacareí 29. Santo André
3. Araraquara 16. Jaú 30. São Bernardo do Campo
4. Baixada Santista 17. Jundiaí 31. São Caetano do Sul
5. Bauru 18. Limeira 32. São Carlos
6. Bragança Paulista 19. Mogi das Cruzes 33. São José do Rio Preto
8. Campinas 20. Osasco 34. São José dos Campos
9. Central 21. Ourinhos 35. Saúde
10. Franca 22. Penha 36. Sorocaba
11. Guarulhos 23. Pindamonhangaba 37. Vila Mariana
12. Ipiranga 25. Piracicaba  
13. Itapetininga 27. Ribeirão Preto