A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo sugere que suco de uva é mais erosivo do que suco de laranja - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo sugere que suco de uva é mais erosivo do que suco de laranja

Potencial erosivo das bebidas foi estatisticamente correlacionado ao pH, acidez titulável, e cálcio, e concentrações de fosfato e fluoreto

O baixo custo e a disponibilidade de sucos de frutas ácidos e bebidas carbonatadas incentivam o seu consumo e isso pode levar a uma elevada prevalência de erosão dentária. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina recentemente avaliaram as características químicas dos sucos de uva e de laranja e seu potencial erosivo na diminuição da microdureza e perda de estrutura do esmalte. Eles descobriram que o suco de uva apresentou maior potencial erosivo do que o suco de laranja.

Para analisar o potencial, a equipe de pesquisa avaliou cinco sucos de uva e de laranja para pH, acidez titulável, cálcio, fosfato e concentração de fluoreto. Água deionizada e um refrigerante de cola foram utilizados como controle positivo e negativo. Doze espécimes de dentes bovinos foram imersos nas bebidas por 10 minutos a 37 °C, três vezes ao dia por sete dias. O potencial erosivo foi quantificado usando a microdureza e perda de estrutura do esmalte.

O estudo intitulado "Are grape juices more erosive than orange juices?" e publicado no European Archives of Paediatric Dentistry Journal, mostrou em seus resultados que o suco de uva em pó teve o menor pH e o suco puro de uva a maior acidez titulável. O suco de laranja fresco e suco de uva com base de soja apresentaram as menores concentrações de cálcio e fosfato, respectivamente. Entre as outras bebidas testadas suco de laranja em pó causou a maior diminuição na microdureza superficial e suco de uva concentrado causou a maior perda de estrutura do esmalte.

No geral, todos os sucos avaliados contribuíram para a erosão dentária. Sumos de uva apresentaram maior potencial erosivo do que sucos de laranja. Sucos de uva puro, em pó e concentrado apresentaram valores semelhantes de perda de estrutura do esmalte, bem como refrigerantes de cola. O potencial erosivo das bebidas foi estatisticamente correlacionado ao pH, acidez titulável, e cálcio, e concentrações de fosfato e fluoreto.

Fonte: Dental Tribune  

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

10% de desconto sobre “os mais vendidos”

Descontos especiais.

Saiba mais

Óculos e Lentes Oftálmicas

12% de desconto

Saiba mais

Radioproteção com qualidade e preço?

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.