A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Halitose atinge 40% da população mundial - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Halitose atinge 40% da população mundial

A halitose, mais conhecida como mau hálito, não é propriamente uma doença, mas um sinal de desequilíbrio no organismo. Quando observado esse sintoma, é possível agir com tratamento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial é acometida pela halitose. O mau hálito geralmente é causado por questões da cavidade bucal, como as doenças da gengiva (gengivite ou periodontite) e a saburra lingual (língua branca).

O incômodo também pode ser causado por fatores extra bucais, como cáseos amigdalianos (pequenos círculos brancos na garganta), jejum prolongado, ingestão de alimentos com odores, diabetes não compensado, hipoglicemia e alterações hepáticas ou intestinais.

A formação da placa bacteriana e os riscos de inflamação nas gengivas são impulsionados em casos de boca seca, situação que também pode mudar o odor do hálito, mais conhecida como xerostomia. “O grande problema de ter a boca seca é que a saliva é importante para proteger a boca e ajudar na digestão, já que em sua composição existe uma série de enzimas, minerais e anticorpo”, explica a Cirurgiã-Dentista Natália Freitas.

A diminuição da saliva, causa indireta do mau hálito, ocorre por conta do estresse excessivo, por doenças autoimunes e por medicações que apresentam esse efeito colateral. Menor quantidade de saliva favorece a formação da saburra lingual e dos cáseos amigdalianos.

O Ministério da Saúde alerta que apenas o especialista pode indicar remédios para o tratamento da halitose. Uma das formas de evitar o mau hálito é manter a higiene bucal da seguinte forma:

1. Usar fio dental e escovar os dentes e a língua

2. Consultar o Cirurgião-Dentista regularmente

3. Ter uma dieta balanceada

4. Evitar o jejum prolongado

5. Controlar o estresse

Fonte: Blog da Saúde – Ministério da Saúde   

Veja também

Clube de benefícios
+

Desconto de 10% na hospedagem

10% de desconto

Saiba mais

Viva Momentos Inesquecíveis

10% de Desconto

Saiba mais

Clube de compras com produtos exclusivos

Descontos especiais.

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.