A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Dirigentes da APCD se reúnem com governador de São Paulo - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Dirigentes da APCD se reúnem com governador de São Paulo

No começo de outubro, o presidente da APCD, Wilson Chediek, o secretário-geral da entidade, Miguel Haddad, e o Cirurgião-Dentista, José Prudente, reuniram-se com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, com objetivo de debater a valorização da Odontologia e apontar os desafios enfrentados atualmente pelos profissionais da rede pública.

Na oportunidade, Chediek ressaltou a importância do Projeto de Lei  nº 137.814/2014, de 26 de setembro de 2014, que está, hoje, na Secretaria de Governo, mas já passou pela Secretaria Estadual de Saúde e da Fazenda. O projeto dispõe sobre a equiparação salarial em âmbito estadual entre as categorias profissionais de Cirurgiões-Dentistas e médicos, e  cria plano de cargos e carreiras para os profissionais de Odontologia. O PL está aguardando a apreciação do governador para logo depois ser enviado à Alesp para votação.

Outro ponto da conversa foi a necessidade de o governo melhorar as condições de trabalho dos Cirurgiões-Dentistas da rede pública. Além disso, Chediek enfatizou a relevância de efetivo apoio do executivo paulista para o reconhecimento da presença do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar. Sabe-se que, a Odontologia Hospitalar é um ganho para a saúde pública, já que influencia diretamente na qualidade de vida dos pacientes internados, exercendo papel imprescindível na instalação, manutenção e prática de cuidados diários para redução de infecções hospitalares, prevenindo infecções bucais que possam ter repercussões sistêmicas ou que possam levar a infecções nosocomiais. A imprescindível atuação do Cirurgião-Dentista, além de curativa é preventiva.

O presidente da APCD ainda pediu apoio para viabilizar uma parceria da APCD com a Secretaria Estadual de Saúde, em conjunto com o CROSP, para um projeto formativo que visa capacitar os Cirurgiões-Dentistas da rede básica e privada no atendimento a dependentes químicos, sob a supervisão e orientação da coordenadora da área técnica de saúde bucal da Secretaria do Estado de Saúde (SES/SP), Maria Fernanda Tricoli e da coordenadora estadual de tabagismo e responsável técnica do serviço odontológico do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas – Cratod, Sandra Marques. Essa capacitação acontecerá por meio de um ciclo de palestras presenciais e on-line, com o objetivo de auxiliar os profissionais de Odontologia na identificação de sinais e dos sintomas comuns em usuários de drogas lícitas e ilícitas.

É preciso considerar que qualquer paciente pode ser um potencial usuário dessas drogas, e compete ao Cirurgião-Dentista observar os sinais pontuais desse uso. “O atendimento realizado pelo profissional de Odontologia pode auxiliar no diagnóstico de doenças bucais e gerais, bem como conscientizar a população sobe os riscos da dependência química por meio de uma abordagem interativa e acolhedora, demonstrando os problemas do uso de drogas para a saúde de cada indivíduo”, destaca Chediek.

Da Redação

 

 

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Radioproteção com qualidade e preço?

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Saiba como fazer sua assinatura digital!

Benefício Exclusivo!

Saiba mais

20% de desconto em lista de produtos

20% OFF

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.