A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da APCD celebra Dia das Crianças e do Cirurgião-Dentista com ações preventivas - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da APCD celebra Dia das Crianças e do Cirurgião-Dentista com ações preventivas

No mês de outubro, temos motivos de sobra para comemorarmos a alegria: o Dia das Crianças e o Dia do Cirurgião-Dentista - quando lembramos de ambos nos vêm à mente os sorrisos. Assim, o Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da APCD aproveitou a oportunidade para realizar atividades de prevenção com crianças em três instituições distintas: Casa Transitória (crianças de 3 e 4 anos), EMEF Carolina Maria de Jesus (crianças de 10 e 11 anos) e no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAAC (crianças e adolescentes).

Quando entramos em contato com os responsáveis pelas instituições sobre a oportunidade de realizarmos as atividades prontamente eles ficaram felizes e aceitaram que fôssemos comemorar com as crianças, por meio das atividades de prevenção.

Com as crianças da Casa Transitória (crianças de 3 e 4 anos), as educadoras nos ajudaram a organizar as crianças  numa única sala de aula, onde estimulamos as crianças a escolher alimentos saudáveis e “menos cariogênicos” e, por meio de música, lavarem as mãos e escovarem os dentes após às refeições e antes de dormir.

Para que a atividade ficasse mais lúdica (indicado para estimular na faixa etária em questão), levamos bonecos, escova de dente, fio dental, frutas e guloseimas artificiais e EPI (jaleco, luva, máscara e gorro descartáveis). Ao mostrarmos cada fruta ou guloseima as crianças nos respondiam se era “bom ou mau” para os dentes. Mas deixamos claro que tudo poderia comer, porém, com moderação o que eles consideravam “mau”. Depois mostramos no boneco como escovar e demonstramos também (e particularmente para as educadoras que participaram das atividades) a quantidade de creme dental com flúor para aquela faixa etária. Uma das crianças foi voluntária para ser o “Cirurgião-Dentista mirim” (ficou com o EPI) e demonstrar para os demais colegas como se escova. Depois, cada criança quis escovar os dentes dos bonecos e, com muita organização, eles ficaram em filas e conseguiram treinar o que foi falado. Ao terminarmos, entregamos para cada criança uma escova dental e deixamos os cremes dentais com as educadoras.

Para nós do Departamento de Prevenção foi muito gratificante receber em troca da atividade o sorriso e a alegria das crianças. Na EMEF Carolina Maria de Jesus, quando entramos em contato com a coordenação pedagógica da escola eles ficaram muito entusiasmados e logo marcamos uma reunião com os professores das classes envolvidas, antes da atividade com as crianças. O Cirurgião-Dentista do Departamento de Prevenção reuniu-se com os professores e os coordenadores pedagógicos para conhecer o que os alunos aprenderam durante o ano letivo. Desta forma, ficou mais adequado de personalizar a organização das atividades em cada sala de aula.

Os professores tiveram 2 semanas para estimular seus alunos sobre a saúde bucal. Assim, os alunos das 5ª séries A e B assistiram a um vídeo sobre saúde bucal (fornecido pela coordenadora pedagógica da escola) e levaram para casa uma tarefa a ser respondida: 1) Como é minha escova de dentes? 2) Quanto tem de flúor no meu creme dental (em ppm)? 3) Como é a minha técnica de escovação? 4) Quantas vezes eu escovo por dia? 5) Como guardo minha escova?

Foi uma atividade muito interessante em se tratando de os alunos trazerem da sua realidade informações muito importantes e, se tivesse algo não correto, tiravam suas dúvidas com o Cirurgião-Dentista durante a atividade em sala de aula. Os alunos se mostraram muito interessados sobre o assunto e fizeram várias perguntas interessantes. Ao final, depois de dirimidas as dúvidas dos alunos, eles receberam uma escova dental. A escola se prontificou em trazê-los no Centro de Prevenção da APCD Central para poderem praticar os que aprenderam em sala de aula com o Cirurgião-Dentista.

No Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - GRAAC as atividades aconteceram no dia 23 de outubro. Havíamos visitado o local antecipadamente – Brinquedoteca Terapêutica Seninha – para podermos planejar de que forma desenvolveríamos as atividades. As senhoras Patrícia Pecoraro e Dora Saggese, responsáveis pelas atividades do local, nos receberam muito bem e nos deixaram à vontade para fazer as atividades com os participantes do GRAAC (0 a 18 anos).

A Brinquedoteca Terapêutica Seninha é o local onde as crianças e os adolescentes esperam confortavelmente para passarem por consultas ou tratamento. Neste espaço, no período matutino em que ficamos, pudemos conversar com essas crianças e adolescentes sobre a importância da higiene bucal, alimentação adequada e demonstramos em macro modelo e em brinquedo como realizar corretamente a higiene bucal. Enquanto o Cirurgião-Dentista do Departamento de Prevenção fazia a atividades, a assistente social da APCD perguntava às mães se elas tinham alguma dúvida e que, após a atividade com as crianças, elas poderiam tirar suas dúvidas com o Cirurgião-Dentista.

Todas as crianças que estavam no período da atividade receberam uma escova infantil, doada pelo Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD. A participação e sorriso de cada criança foi o presente que nós, como Cirurgiões-Dentistas, ganhamos.

Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde

Veja também

Clube de benefícios
+

O básico em sua versão mais moderna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Viva Momentos Inesquecíveis

10% de Desconto

Saiba mais

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Atendimento personalizado!

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.