A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Estudo alerta que ingestão de cafeína pode provocar desejo por açúcar - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Estudo alerta que ingestão de cafeína pode provocar desejo por açúcar

A cafeína é um potente antagonista de receptores de adenosina que promovem o relaxamento e sonolência. Porém, uma pesquisa descobriu que ele também diminui a capacidade de saborear doces – fazendo a comida e a bebida parecerem menos adocicadas, resultando em uma maior tentação para doces. O estudo, publicado na edição de setembro do Journal of Food Science, foi realizado na Universidade de Cornell e demonstra a modulação do gosto no mundo real, disse o autor sênior Dr. Robin Dando, do Department of Food Science. "Quando você beber café ele vai mudar a forma como você percebe o gosto – pelo tempo que o efeito durar. Assim se você comer alimentos diretamente após beber café ou outras bebidas cafeinadas, você provavelmente vai perceber alimentos de forma diferente".

No estudo, um grupo experimentou café descafeinado com 200 mg de cafeína adicionada em um laboratório para fazer a bebida equivalente a uma xícara de café forte, portanto, consistente com a quantidade de cafeína da vida real. O outro grupo bebeu o café descafeinado contendo uma concentração igualmente amarga de quinino. Ambos os grupos tiveram o açúcar adicionado. Em uma segunda sessão de um dia, os grupos foram alternados. Os participantes classificaram a infusão cafeinada como menos doce, mas não reportaram sobre o efeito sobre o amargo, azedo, salgado ou percepção umami.

Em uma segunda parte do estudo, os participantes divulgaram seu nível de alerta e a estimativa da quantidade de cafeína no café. Eles relataram o mesmo aumento do estado de alerta depois de beber ambas as amostras cafeinadas e descafeinadas, mas não podiam discernir qual versão haviam consumido. "Achamos que pode haver um placebo ou um efeito de condicionamento para a simples ação de beber café", disse Dando. "O ato de beber café – com o aroma e o sabor – é normalmente seguido de alerta. Assim os participantes se sentiram alerta mesmo que a cafeína não estivesse lá".

Fonte: Dental Tribune

Veja também

Clube de benefícios
+

Acesse o site e verefique os descontos!

Descontos especiais.

Saiba mais

10% de desconto em todo site

10% em todo site!

Saiba mais

Descontos exclusivos na Rede Droga Raia.

Descontos especiais

Saiba mais

Direto da fábrica para sua casa!

Descontos especiais.

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.