A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Cientistas descobrem que bebidas ácidas podem acelerar erosão dos dentes - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Cientistas descobrem que bebidas ácidas podem acelerar erosão dos dentes

Cientistas descobriram que chá de frutas entre as refeições pode aumentar em até 11 vezes a propensão à erosão nos dentes, o que nos leva nos perguntar: o que as outras bebidas estão fazendo com nossos dentes?

Segundo Claire Stevens, Cirurgiã-Dentista do National Health Institute, o serviço público de saúde britânico, e presidente da Sociedade Britânica de Odontologia Pediátrica, as bebidas representam duas ameaças aos dentes: deterioração e erosão. "Toda vez que tomamos bebidas que contêm açúcar, as bactérias que vivem em nossas bocas o usam para produzir ácido, que, por sua vez, dissolve os dentes e causa a deterioração dos dentes", diz ela.

A deterioração dos dentes começa de forma localizada e pode formar um buraco no dente, que precisa ser restaurado. A erosão pode ocorrer em toda a superfície do dente. "Erosão dental é a perda permanente de tecido dental por causa do desgaste causado por ácidos. A principal fonte de ácido são os alimentos e as bebidas. Quando o desgaste é extremo, o dente diminui de tamanho e pode causar desconforto, exigindo tratamentos extensivos", explica Stevens.

Stevens conta o que as outras bebidas populares estão fazendo com nossos dentes e o que podemos fazer para evitar problemas.

1. Sucos e vitaminas de frutas

Sucos e vitaminas são apresentados como alternativas saudáveis porque contribuem para as cinco porções diárias de vegetais, mas, segundo Stevens, temos de ter cuidado com o consumo dessas bebidas, pois elas contêm açúcar e ácido. "A combinação significa que o esmalte do dente amolece e, se isso acontece com frequência, devido ao consumo ao longo do dia, o esmalte sofrerá erosão", afirma ela. "Com o tempo, o dente diminui e se torna mais suscetível à deterioração. Minha recomendação é consumir essas bebidas somente durante as refeições, sempre com moderação. Canudos também ajudam, pois o líquido tem menos contato com os dentes”.

2. Bebidas com gás

Em 2013, segundo as estatísticas mais recentes, quase um terço das crianças de 5 anos, e quase metade (46%) das de 8 anos, apresentaram deterioração dental associada ao consumo de bebidas com gás. A recomendação é que crianças de 4 a 6 anos não consumam mais de 19 gramas de açúcar por dia, mas alguns refrigerantes contêm mais que isso. "Refrigerantes não devem ser parte da dieta das crianças pequenas", diz Stevens. "Para as maiores e para os adultos, deve ser algo ocasional, com refeições e sempre pontual”.

3. Chá e café

Consumidos sem açúcar, chá e café não costumam causar cárie e erosão, diz Stevens, mas isso não significa que eles não sejam problemáticos. "Chá e café podem manchar os dentes, se consumidos com frequência. Chás de frutas são sugeridos como alternativa saudável, mas também exigem atenção, pois podem ser ácidos", afirma ela.

4. Água com gás

A água com gás não contém o açúcar associado a outras bebidas gaseificadas, como refrigerantes, portanto é geralmente considerada mais saudável.

Mas toda bebida com gás tem bolhas graças ao ácido carbônico, que causa erosão. Por isso, Stevens afirma que a água com gás deve ser consumida apenas de vez em quando, sempre na hora da refeição.

5. Vinho

Infelizmente, tanto o vinho tinto quanto o branco podem causar danos aos dentes. O tinto pode manchar os dentes, e o branco é mais erosivo, afirma Stevens. "O prosecco é ainda pior, porque combina as bolhas com a acidez do vinho branco", acrescenta ela. "De novo, tente restringi-los às refeições”.

Como podemos proteger os dentes?

Para minimizar o risco de danos, Stevens diz que é importante reduzir o consumo de bebidas que contêm açúcar e evitar tomá-las ao longo do dia, pois isso significa menos tempo para que a boca se recupere entre as doses de açúcar. Ela também recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia e sempre que possível beber de canudinho, pois isso limita o contato dos líquidos com os dentes – idealmente, com canudinhos que não sejam de plástico. "Para as crianças pequenas, cujos dentes têm esmalte mais fino, só leite e água são recomendados entre as refeições", afirma ela.

Fonte e foto: HuffPost Brasil

Veja também

Clube de benefícios
+

Cestas e Kits com descontos exclusivos

Descontos especiais

Saiba mais

Inglês de verdade!!! Do seu jeito!

Inglês com 50% OFF

Saiba mais

Cel.Lep qualidade no ensino.

20% de desconto

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.