A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Cirurgião-Dentista: a nobre missão de transformar sorrisos, devolver a autoestima e promover o bem-estar - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Cirurgião-Dentista: a nobre missão de transformar sorrisos, devolver a autoestima e promover o bem-estar

25 de outubro é uma data histórica para a saúde bucal brasileira. É nessa data que celebramos o “Dia do Cirurgião-Dentista”. Foi quando houve o lançamento dos primeiros cursos superiores voltados para o estudo da saúde bucal no Brasil, até então ministrados nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e de Salvador. 

Pela primeira vez, os cuidados com saúde bucal receberiam o status de ciência, visando profissionalizar a arte e lhe garantir os avanços tecnológicos e científicos necessários. E foi nesse período que houve uma profunda valorização da Odontologia pelo mundo, gerando descobertas capazes de trazer incontáveis benefícios e qualidade de vida à população, incluindo o prolongamento da perspectiva de vida. 

Desde o século XVIII, a ciência investiu em pesquisas para a busca de soluções contra as patologias odontológicas. Por muito tempo, a única solução proposta para elementos dentários doentes era a sua extração. Porém, a literatura e as políticas públicas de saúde bucal no Brasil e no mundo reconheceram que a necessidade de prevenção e educação sobre os cuidados de saúde bucal são o caminho mais acertado para estabelecer novos padrões de qualidade de vida e saúde geral. 

A Odontologia no Brasil é uma das mais respeitadas e reconhecidas do mundo. Formamos profissionais altamente qualificados para atuar nas mais diversas áreas da profissão e em todos os ramos da sociedade. O atuar do Cirurgião-Dentista gera, restaura e devolve sorrisos. E vai além. Trata-se de uma carreira capaz de envolver saúde, bem-estar, autoestima, dignidade humana e inclusão social.

Não há dúvidas de que Cirurgiões-Dentistas não tratam apenas de dentes ou da boca, mas sim do paciente em sua integralidade. E ter a consciência e a percepção diária de que sua missão é capaz de salvar vidas é o que faz do profissional um protagonista nos cuidados com a vida do ser humano e a saúde da população.

De acordo com dados do CFO, 9 mil Cirurgiões-Dentistas são formados anualmente no Brasil, e só no estado de São Paulo são mais de dois mil formandos por ano. O setor está altamente competitivo e exigente. Por essa razão, tanto os recém-formados quanto os mais experientes tem buscado, a todo instante, constante atualização. As pesquisas e as novas tecnologias transformam o mercado, trazendo técnicas, abordagens e produtos inéditos, e que exigem diferenciais dos Cirurgiões-Dentistas. O investimento contínuo no desenvolvimento profissional, além da participação em congressos e da leitura de periódicos nacionais e internacionais, com envolvimento associativo e político, tornam-se diferenciais. 
O Cirurgião-Dentista de hoje é um bom técnico e, sobretudo, tem se mostrado comprometido na busca por conhecimentos de administração, gestão empresarial e educação financeira, matérias que muito lhe ajudam a se tornar um verdadeiro empreendedor na arte dentária. 

Cada vez mais os profissionais encontram-se inseridos em todos os ramos da sociedade, conquistando espaço e o merecido reconhecimento de sua essencialidade, já que não se faz saúde geral sem saúde bucal.

Além disso, a profissão tem apontado novos horizontes, como a representação de produtos odontológicos, a atuação em programas governamentais destinados à saúde bucal, o trabalho em empresas e o foco na educação e nas pesquisas. O Cirurgião-Dentista desenvolve uma nobre missão e a importância da Odontologia é um dos fatores que faz com que esta profissão desperte tantas paixões. 

A APCD, por exemplo, é uma associação que contém milhares de histórias de dedicação, superação e amor à saúde bucal, desde sua fundação, há 107 anos. Temos um legado de Cirurgiões-Dentistas que, ao longo dos anos, tem se dedicado ao sonho de espalhar sorrisos nas pessoas e garantir saúde, propiciando dignidade e inclusão social.

O atendimento oferecido ao paciente com postura ética e acolhedora contribui para desmistificar a cultura do medo e enaltecer a profissão. Por isso que muito se diz que a Odontologia é uma profissão singular por exigir dos que a ela se dedicam o conhecimento científico de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge. 

Há no Cirurgião-Dentista uma latente paixão por cuidar de pessoas. Há o reconhecimento cada vez maior da ciência que credita ao Cirurgião-Dentista um importante papel na manutenção da saúde integral dos indivíduos. Há, ainda, a certeza de que seu atuar faz parte da transformação de vidas, graças ao resgate da dignidade que sorrisos saudáveis podem proporcionar. Podemos afirmar que o Cirurgião-Dentista impacta positivamente não apenas a vida de quem necessita ter sua saúde bucal restabelecida, mas a sociedade como um todo. Sejam quais forem as razões que motivam um Cirurgião-Dentista, seu papel e protagonismo tem cumprido com êxito a nobre missão de preservar e salvar vidas.

Feliz Dia do Cirurgião-Dentista!

Veja também

Clube de benefícios
+

Instrumentais Odontológicos

Descontos especiais

Saiba mais

Muita diversão em condições especiais!

Até 30% de desconto

Saiba mais

CONDIÇÕES EXCLUSIVAS

Condições Exclusivas

Saiba mais

10% OFF em todo o site da Puket!

10% em todo site!

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.