A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Neste ano, o tema “Tabaco e saúde pulmonar” foi definido para aumentar a conscientização sobre: o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema); o tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão; o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, o Brasil registrou 478 mil infartos e internações devido a doenças cardíacas e 378 mil devido a doenças pulmonares provocadas pelo cigarro. De acordo com a OMS, estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência do cigarro e um terço da população mundial adulta é fumante. Somente no Brasil, aproximadamente, 156 mil pessoas perecem anualmente em decorrência do tabagismo, o que corresponde a 12% do total de mortes no país.

A boca é porta de entrada de inúmeros agentes traumáticos e frequentemente sede de lesões provocadas pelo uso do fumo classificados em dois grandes grupos: as de origem física e as causadas por agentes químicos. O uso do tabaco, nas suas mais variadas formas, provoca alterações na mucosa bucal diretamente, e ainda predispõe os tecidos normais a se tornarem mais suscetíveis a estas adulterações. Com o passar do tempo, o fumante altera sua mucosa provocando lesões e condições cancerizáveis.

Nesse sentido, a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Cratod-SES), Sandra Silva Marques, esclarece que o profissional de Odontologia tem um papel fundamental na conscientização dos malefícios do tabaco. “O Cirurgião-Dentista, muitas vezes, é o primeiro profissional a abordar o paciente tabagista sobre a cessação do tabaco, em função dos efeitos nocivos do uso sobre a mucosa bucal. E assim, tem a oportunidade de trazer ao paciente uma orientação sobre a doença crônica, um tipo de dependência física, psicológica e social, ligada ao comportamento". 

Sandra ressalta que “a importância dessa abordagem consiste de que o tabagismo é fator de risco de muitas doenças crônicas, além de estar associado a mais de 50 outros tipos de patologias. O SUS  investe cerca de 57 bilhões ao ano no tratamento de doenças relacionadas ao tabaco e a perda de produtividade. O Brasil é reconhecido mundialmente pela implementação da Convenção-Quadro para o controle de Tabaco da OMS, primeiro tratado de saúde internacional que implementa medidas para o controle do tabagismo". 

A fim de oferecer capacitação para toda a rede pública e privada de Cirurgiões-Dentistas, em fevereiro, a APCD firmou uma parceria com a coordenação estadual de saúde bucal, com o Hospital do Amor e com o Cratod, focada na qualificação dos Cirurgiões-Dentistas para fazer esta abordagem intensiva e encaminhar o paciente tabagista para tratamento. “Isso terá um impacto significativo na política de controle do tabagismo". 

Número de fumantes

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgada hoje em que se lembra o Dia Mundial Sem Tabaco, a proporção de fumantes entre a população adulta caiu de 15,6% para 9,3% entre 2006 e 2018, uma redução de 40,38%. É a primeira vez, desde o ano de 2006, que mais de 90% da população brasileira aparece no estudo como não fumante. A pesquisa também aponta que o hábito de fumar foi mais observado em 2018 em quem tem menos escolaridade, já que 13% dos entrevistados com menos de oito anos de escolaridade disseram ser fumantes. Ainda nessa categoria, ficou registrado que o menor percentual de fumantes está entre os que possuem 12 ou mais anos de estudo (6,2%).

Da Redação

Veja também

Clube de benefícios
+

Até 60% OFF + brinde surpresa exclusivo!

Até 60% de Desconto

Saiba mais

Liberte suas paixões sem gastar uma fortuna.

Descontos especiais.

Saiba mais

Associados ganham 5% de desconto

5% de desconto

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.