A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Síndrome de burnout e saúde bucal - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Síndrome de burnout e saúde bucal

Síndrome de burnout, ou “esgotamento profissional”, é um risco para qualquer pessoa. Principalmente em tempos de pandemia, que por si só somam inúmeras preocupações potenciais para aumentar o estresse a níveis altos, trazendo problemas de saúde e debilitando a imunidade. Mas você sabia que esse quadro também pode impactar negativamente na saúde bucal? Por isso, é preciso ficar atento e se prevenir.

Drauzio Varella explica que a síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse, provocado por condições de trabalho desgastantes. Professores e policiais, por exemplo, estão entre as classes mais atingidas, de acordo com a publicação. Profissionais da área de saúde, incluindo Odontologia, também correm riscos de desenvolver essa síndrome – o que, inclusive, já se tornou objeto de pesquisas e teses acadêmicas.

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir. O Ministério ressalta que essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Todos correm riscos

Devido à pandemia, esse distúrbio pode surgir com ainda mais frequência mesmo para quem está trabalhando em casa, no modelo de home office. Afinal, as preocupações são muitas, incluindo assuntos de trabalho e de proteção à saúde física e mental, de si próprio e dos familiares.

Os pacientes de Cirurgiões-Dentistas também correm riscos de chegarem a um cenário de síndrome de burnout, afinal muitos são trabalhadores, que também estão vulneráveis aos quadros de esgotamento profissional.

O blog do Drauzio explica ainda que síndrome de burnout é um transtorno que está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.

Impacto na saúde bucal

Situações de estresse e casos como o da síndrome de burnout costumam levar as pessoas a buscarem hábitos negativos e prejudiciais à saúde, como o uso de cigarros e o consumo excessivo de álcool, café ou açúcar, entre outros.

Esses fatores podem contribuir para o surgimento de problemas bucais, como cárie, gengivite, doença periodontal e até mesmo disfunções da articulacão temporomandibular, que liga o maxilar ao crânio.

Outros problemas de saúde geral podem estar associados à síndrome, como dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrintestinais.

Tratamento à síndrome de burnout

O diagnóstico e o tratamento referente à síndrome de burnout devem ser feitos por um especialista. Psicólogo ou médico psiquiatra podem indicar as melhores soluções, incluindo terapias, medicamentos e técnicas de relaxamento.

Entretanto, algumas dicas podem ajudar a prevenir o surgimento desta síndrome e outros problemas relacionados ao estresse e ao esgotamento devido ao trabalho, como:

- Fazer atividades físicas regulares (claro que no que for possível agora no tempo da pandemia)
- Conversar com o seu gestor
- Ter momentos para si e para estar com quem ama
- Separar tempo adequado para descanso mental e físico
- Buscar equilíbrio entre trabalho e lazer
- Valorizar atitudes positivas para melhorar a autoestima

Fonte: Todos pela Odontologia

Veja também

Clube de benefícios
+

Desconto de 10% na hospedagem

10% de desconto

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Descontos exclusivos na Centauro!

Descontos incríveis

Saiba mais

Condições especiais para Associados

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.