A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

21 de Abril – Dia de Tiradentes - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

21 de Abril – Dia de Tiradentes

Patrono da Odontologia do Brasil

No dia 21 de Abril, é comemorado em todo o país, o Dia de Tiradentes. A data que tem como referência o Patrono da Odontologia Brasileira, também conhecido como Joaquim José da Silva Xavier (1746 – 1792). Desde 1965, o Brasil aderiu esta data como feriado em homenagem à história do Cirurgião-Dentista dentro da sociedade.

Por volta do ano de 1970, Tiradentes esculpia, muito provavelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, uma atividade que acabou ganhando destaque na época. Foi através deste trabalho que ficou popularmente chamado entre as pessoas como “Tiradentes”. Conhecido como um dos heróis nacionais, o Cirurgião-Dentista realizou, de forma histórica, a primeira ação focada à saúde bucal no Brasil. A Odontologia como um estudo científico ainda não existia, e todas as atividades de Cirurgiões-Dentistas eram realizadas por barbeiros.

Um homem que vivia inconformado com a grande exploração vivida no Brasil, que lutava por uma pátria livre e por melhores condições de vida. Ele então resolveu unir forças com outras pessoas que compartilhavam do mesmo objetivo, entre eles estavam, advogados, poetas e padres, juntos para tentar livrar o país desta situação junto a Portugal. Graças ao seu espírito de liderança, foi o escolhido para liderar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, no ano de 1789.

O movimento foi uma rebelião das elites locais de Minas Gerais contra a cobrança excessiva de impostos pela metrópole portuguesa baseada no Quinto (20% de todo o metal extraído) e da quantidade de escravos. Tiradentes foi o único a assumir participação na Inconfidência Mineira, e com isso, foi enforcado em praça pública no Rio de Janeiro no dia 21 de Abril de 1792, devido a seu posicionamento de luta.

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Desconto especial para Associados

Descontos especiais

Saiba mais

Óculos e Lentes Oftálmicas

12% de desconto

Saiba mais

Radioproteção com qualidade e preço?

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.