A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Dia Nacional da Conscientização sobre Esclerose Múltipla - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Dia Nacional da Conscientização sobre Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune que compromete o sistema nervoso central e pode levar a alterações na visão, no equilíbrio e na capacidade muscular. O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto, reforça a importância do diagnóstico da doença que atinge principalmente pessoas entre 18 e 55 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla apresentam surtos ou ataques agudos, que podem ser controlados com o uso de medicamentos. Entre os sintomas mais comuns, estão a perda de visão (neurite óptica), a diminuição ou perda de movimentos dos membros (paresia), sensação de dormência ou formigamento (parestesia), disfunções da coordenação e do equilíbrio, inflamação da medula espinhal (mielite), além de mudanças cognitivas e comportamentais. Em alguns casos, a pessoa também apresenta alterações na fala e deglutição, fadiga e problemas no trato urinário e digestivo.

Em uma entrevista à CNN, o neurologista Tarso Adoni, coordenador do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, conta que a infecção pelo vírus Epstein-Barr, causador da mononucleose, aliada à predisposição genética, pode ser um dos fatores de risco. “Esse vírus é um fator de risco, principalmente quando ele acomete os indivíduos na adolescência. É um vírus de transmissão oral, que causa a mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo, relacionada à transmissão por saliva”, explica.

“Por uma coincidência genética infeliz, parte da estrutura do vírus é parecida com parte da estrutura da mielina daquela pessoa. O sistema imunológico, na tentativa de debelar o vírus, acaba atacando também a mielina do sistema nervoso central”, complementa. O neurologista explica que, como a doença depende de fatores como a predisposição genética, não há como preveni-la.

A esclerose múltipla não tem cura. No geral, o tratamento atua no sistema imunológico, com o intuito de reduzir a inflamação do sistema nervoso central. A medicação tem como objetivo promover a melhoria dos sintomas, reduzir a frequência e a gravidade das recorrências e diminuir o número de internações.

Fontes: Ministério da Saúde e CNN

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Até 45% OFF + Frete Grátis

Descontos especiais.

Saiba mais

20% de desconto em lista de produtos

20% OFF

Saiba mais

Até 60% OFF + brinde surpresa exclusivo!

Até 60% de Desconto

Saiba mais

Desconto exclusivo L'occitane En Provence!

10% em todo site!

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.