A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

Mês de conscientização do Alzheimer, fibromialgia, lúpus e leucemia - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Mês de conscientização do Alzheimer, fibromialgia, lúpus e leucemia

No mês de fevereiro as cores roxo e laranja são utilizadas como campanha para a conscientização de quatro doenças. O roxo representa três doenças incuráveis: o Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia, e o laranja refere-se à Leucemia.

Segundo o Ministério da Saúde, o Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. Dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) apontam que, no Brasil, das 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, 6% têm a doença de Alzheimer.

Dentre as doenças autoimunes, o lúpus é considerada a mais difícil. Chamado Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva ou mais rapidamente e variam com fases de atividade e de remissão. Os dois tipos principais são o cutâneo, que se manifesta com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas; e o sistêmico, em que um ou mais órgãos internos são acometidos. No Brasil, estimativas revelam que há quase 70 mil pessoas com lúpus. A maioria são mulheres.

De difícil diagnóstico, a Fibromialgia se caracteriza por dores pelo corpo inteiro, além de formigamentos, queimação, entre outros sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor, a doença tem difícil diagnóstico, o que também dificulta a exatidão dos dados referentes ao número de casos no Brasil e no mundo. Contudo, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) afirma que a fibromialgia é um distúrbio que acomete 5% da população brasileira.

Três doenças cuja cura ainda não está estabelecida, mas que se descobertas precocemente podem proporcionar um tratamento adequado e qualidade de vida ao indivíduo acometido. Daí a importância da campanha Fevereiro Roxo.

A leucemia, por sua vez, é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no período entre 2023 e 2025 mais de 11 mil casos da doença serão diagnosticados no Brasil. Entre os sinais, cansaço fácil, falta de ar, sonolência, fraqueza, palidez; como há diminuição dos leucócitos e das plaquetas, podem ocorrer infecções de repetição, febre ou perda de peso inexplicada, sangramentos, manchas roxas na pele. Outros sinais são nódulos ou linfonodos no pescoço, axilas e região inguinal.

Além de conscientizar sobre os sinais de alerta e diagnóstico precoce, o Fevereiro Laranja é uma oportunidade para celebrar importantes avanços nos protocolos de tratamento, com inovações relevantes que têm revolucionado a oncologia em suas várias áreas.

Texto: Comunicação APCD

Veja também

Clube de benefícios
+

Seu pet merece o melhor!

7 % de desconto

Saiba mais

Associados tem 15% OFF

15% de Desconto

Saiba mais

Desconto exclusivo L'Occitane Au Brésil!

10% em todo site!

Saiba mais

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.