A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

FAOA forma II turma de Odontologia - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

FAOA forma II turma de Odontologia

Cerimônia de colação de grau reuniu familiares e convidados no Teatro da APCD

No dia 10 de fevereiro, ocorreu a solenidade de formatura da II turma do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA), mantida pela APCD-IESP (Instituição de Ensino Superior e Pesquisa). A cerimônia reuniu familiares e convidados no Teatro da APCD.

A mesa solene foi composta pelo professor Adriano Forghieri, diretor da APCD-IESP, pela diretora da FAOA, Sofia Takeda Uemura, pelo presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Wilson Chediek, pelos professores Carlos Henrique Magalhães Boucalt e Rogério Adib Kairalla, respectivamente, paraninfo e patrono da II turma de formandos da FAOA, pelo secretário do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Claudio Miyake, representando o presidente do CFO, Juliano do Vale, pela presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Marie Eid, representando o presidente do CROSP, Braz Antunes, e pelo presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto.

Depois da composição da mesa foram recebidos com muitos aplausos e carinho os formandos: Eduarda Miho Kawabe, Enrico Bento Cristovão, Eric Prohaska Kirihara, Fernando Massashi Morisita Yano, Giovanna Nobre Ortiz, Julia Scherer Martelli, Maria Laura Uroz Portela, Nicholas Mikael Borges Di Blasio, Thais Marcondes Estancioni e Vitoria Gomes Alves.

Na sequência procedeu-se a abertura oficial da sessão solene feita pelo professor Adriano Forghieri e a execução do hino nacional brasileiro. 

Chamado para ser o primeiro a discursar, o professor Carlos Henrique Magalhães Boucalt saudou toda a mesa solene, agradeceu professores e colaboradores da FAOA, contou, com muita emoção, detalhes de como se sentiu ao ser chamado para apadrinhar a II turma de formandos da FAOA, sobre sua saga para entender esse papel e discorreu: “... transforme a adversidade em um incentivo para a vitória; cerque-se de pessoas positivas, fuja dos derrotistas, sempre haverá o chato para proferir as sentenças negativas (..) são filósofos da vida alheia, gênios de boteco, críticos fervorosos de toda a espécie de governo, se cruzar com um desses, mude de calçada, siga em frente e não olhe atrás; trabalhar não mata ninguém, portanto, arrega-se as mangas e mãos a obra; ame a sua profissão e dedique-se a ela; não seja imediatista, lembre-se que tudo tem seu tempo determinado; não coloquem seus corações no dinheiro, antes, persigam fazer melhor, dinheiro não pode ser o objetivo principal, mas consequência do bom trabalho; não se deixe confundir com a aparente prosperidade do seu vizinho, nem sempre ela é verdadeira; viver de aparência é um péssimo hábito daqueles que escolhem o ócio ao trabalho - faça a opção correta; seja arrojado; não tenha medo de errar, o medo é melhor que a omissão; prefira a prudência ao arrependimento, mas tente, não seja expectador da sua própria vida, assuma seu papel de protagonista; realize e não espere que os outros façam aquilo que lhe cabe, no mundo está cheio de generais sem exército, escritores de gaveta, poetas não publicados, empresários de mesa de bar, advogados de porta de cadeia. Não engrosse essa massa acostumada ao conformismo da mediocridade! Vocês nasceram para sonhar! Não leve tudo muito a sério. Faça como o ‘filósofo’ Zeca Pagodinho e deixe a vida te levar, ainda que com os pés no chão, mas nunca perca a capacidade de sonhar. E, quando mais tarde acordarem, perceberão que conquistaram um lugar ao sol, talvez olhem para o lado e percebam que constituíram uma linda família, e então, irão bendizer o fruto do vosso trabalho, terão a sensação de dever cumprido e experimentarão o que convencionou chamar de sucesso! Obrigado por me aguentarem nessa minha última lição. Que Deus os abençoe, sejam felizes”.

Em seguida, o professor Rogério Kairalla também falou sobre a honra de ter sido escolhido como patrono da II turma de formandos da FAOA, entre tantos outros professores qualificados, sobre a importância da relação professor-aluno, sobre a necessidade de sempre estarem se atualizando a aperfeiçoando e finalizou com a mensagem: “Depois de uma vida de sucesso, chegou o momento do julgamento de um homem. Das três grandes conquistas que ele teve, quem poderá acompanhá-lo em seu julgamento? A primeira não poderá ir, a segunda vai, mas para na porta, somente a terceira entra e o acompanha até o final. Quais são essas conquistas? A primeira é o dinheiro e os bens materiais que ele conquistou durante toda a vida, ficam não o acompanham, a segunda são os amigos fiéis que o acompanham até a porta, e a terceira que vai com ele até o final é o seu legado, legado que ele construiu durante toda a sua vida. Então, meus queridos, é esse destino que desejo a vocês: conquistem seus bens materiais, façam muitos amigos, mas sejam sempre seres humanos honrados e conduzam suas vidas com muita ética, humanidade e responsabilidade, pois tenho certeza de que assim vocês serão reconhecidos nos seus julgamentos. Parabéns, sucesso a todos e muito obrigado!”.

Direcionando sua fala inicial aos pais e familiares dos formandos, a diretora da FAOA, Sofia Uemura expressou sua profunda admiração e respeito a eles que tanto incentivaram, acreditaram a confiaram na instituição, lembrou de quando ela estava no papel de formanda e da alegria de seus pais naquele momento e alertou sobre a necessidade de acompanhar e direcionar seus filhos sobre os caminhos a serem seguidos, corrigindo-os com amor sempre que necessário. Ressaltou a conquista pessoal e coletiva que se estabelece a partir da formação de cada um dos formandos, enalteceu o trabalho dos professores e colaboradores da FAOA e falou: “... dizem que conselho só se dá a quem pede, pois se fosse bom seria vendido. Mesmo assim, sou tentada a lhes dar alguns: creiam no bem, mesmo quando não conseguem entender por que as coisas acontecem, creiam no bem como uma energia permanente e crescente, o rumo certo é mais importante do que a velocidade, o bem é feito da boa-fé e de bons sentimentos, que resulta na atitude positiva e unilateral de querer bem as pessoas e que acredita que no final tudo acaba bem, se ainda não está bem é porque ainda não chegou no fim; creiam na justiça. Justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo onde quer que ele se encontre, contra o errado. A injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo o lugar. Creiam no amor. O que vale na vida são nossos afetos. O amor dos pais pelos filhos, dos filhos pelos pais, o amor ao próximo e o amor apaixonado. Gostem de pessoas como uma atitude padrão, creiam que qualquer maneira de amar vale a pena. Creiam na tolerância. O mundo contemporâneo é feito de pluralismo e diversidade, e com muitos projetos de vida legítimos, acreditem, não há verdades absolutas e dogmas que não possam ser questionados. Enfim, creiam no bem, na justiça, no amor, na tolerância, na gentileza e no bom humor como uma boa forma de realizá-los. Não tenham medo do fracasso. Como disse Luther King, ´é melhor tentar e falhar que preocupar-se e ver a vida passar, é melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. (...) Obrigada pela oportunidade de convivê-los. Realmente Deus escolhe o aluno de cada professor. Até breve e contem comigo”.

Ainda discursaram o presidente da APCD, Wilson Chediek, o secretário do CROSP, Claudio Miyake e o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto. Os três parabenizaram os formandos e reforçaram a responsabilidade desse novo papel que estão assumindo, o de Cirurgiões-Dentistas.

Os formandos Giovanna Nobre Ortiz e Nicholas Mikael Borges Di Blasio foram os oradores da turma, e a formanda Eduarda Miho Kawabe, representante, dirigiu-se à frente do palco para proferir o juramento do curso de Odontologia junto aos colegas.

Os alunos também realizaram homenagens a Deus, aos mestres, aos colaboradores, aos pacientes e aos pais. 

A presidente da Comissão de Ética do CROSP, Marie Eid entregou o prêmio João Sampaio Dória para a aluna que obteve a maior nota aritmética durante todo o curso, Thais Marcondes Estancioni. Esta mesma aluna recebeu o certificado de melhor aluna entregue pelo presidente da APCD, Wilson Chediek, e, com isso, ganhou a anuidade APCD pelo período de um ano.

A FAOA, por sua vez, premiou os três melhores trabalhos de conclusão de curso. O diretor da APCD-IESP, Adriano Forghieri e a diretora da FAOA, Sofia Uemura entregaram os certificados ao 1º lugar: Beatriz Costa e Thaís Marcondes Estancioni com o trabalho “Manejo de complicações orais em paciente com síndrome mielodisplásica – relato de caso”; em 2º lugar: Fernando Massashi Morisita Yano e Maria Laura Uroz Portela com o trabalho intitulado “Fluxo de Trabalho Digital Aplicado à Prótese Fixa: uma revisão de literatura. E, em 3º lugar: Enrico Bento Cristóvão com o trabalho “Síndrome do 18q-: características clínicas e desafios diagnóstico.

Por fim, o diretor Adriano Forghieri fez seu pronunciamento e encerramento da colação de grau da II turma de formandos em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (FAOA).

Texto: Comunicação APCD

 

Veja também

Clube de benefícios
+

Descontos especiais pelo Clube de Benefícios.

Até 15% de desconto

Saiba mais

10% de desconto na tarifa vigente

10% de desconto

Saiba mais

10% de desconto sobre “os mais vendidos”

Descontos especiais.

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.