APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Com mais de 105 mil inscritos, 41º CIOSP se destacou pelo conteúdo científico, tecnológico e de negócios

 Cursos em uma grade científica oficial super abrangente, inúmeras palestras oferecidas pelas empresas e mais de 350 expositores apresentando produtos, serviços e soluções inovadoras 

Foi um verdadeiro sucesso de público e de conteúdo científico o 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), realizado de 24 a 27 de janeiro de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de cursos, palestras, exposição de inovações, shows e sorteio de prêmios, o evento promoveu o networking, a parceria e o desenvolvimento do setor.

“Reunindo profissionais e empresas de renome nacional e internacional em um evento de proporções gigantescas, o CIOSP provou, mais uma vez, ser um marco para a comunidade odontológica. Foram mais de 105 mil inscritos de mais de 60 países, cursos em uma grade científica oficial super abrangente, com temas de diversas áreas da Odontologia, inclusive discussões sobre Saúde Bucal no Setor Público, e encontro de associações. Além disso, inúmeras palestras gratuitas oferecidas em praticamente todos os estandes, de vários segmentos da Odontologia. Na Feira Comercial de 67.000 m2 tivemos a presença de mais de 350 empresas de 14 países apresentando produtos, serviços e tecnologias inovadoras. Também foram destaques a solenidade de abertura, com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e a apresentação musical de Daniel Boaventura, bem como a programação social com quatro shows de sucesso: Dudu Nobre, Jota Quest, Belo e Yasmin Santos, que promoveram networking e diversão ao público", ressalta o Dr. Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), realizadora do evento.

A diversidade da programação foi um dos seus pontos fortes, contemplando desde conceitos básicos de materiais dentários até tecnologias de ponta, como inteligência artificial e microscopia. O evento também reservou espaço para discutir tendências como a Harmonização Orofacial e o uso de tecnologias para aprimoramento estético, demonstrando como a Odontologia está em constante evolução.

Segundo o Dr. Israel Chilvarquer, professor associado da Universidade de São Paulo e um dos organizadores da grade científica oficial, o CIOSP é mais do que um simples encontro científico, é um ícone que abraça todas as áreas do conhecimento odontológico. Ele destacou a importância do evento em instigar novos conceitos e reforçar práticas que visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Convidamos profissionais que hoje militam em todas as especialidades e que fazem uso de processos de inteligência artificial e, mais do que isso, de condutas clínicas alicerçadas com conhecimentos de tecnologia de ponta”, salientou.

Além da programação científica, a Feira Comercial do CIOSP (FIOSP) foi um verdadeiro tesouro para os participantes. Desde aparelhos e tecnologias que modernizam tratamentos odontológicos e orofaciais, equipamentos de esterilização, consumíveis, implantes e biomateriais, até oportunidades em franquias, a diversidade oferecida na exposição refletiu o dinamismo e a amplitude da Odontologia contemporânea. As empresas também ofereceram palestras, hands-on e diversas atividades totalmente gratuitas aos congressistas em seus estandes. “Não podemos deixar de agradecer o apoio imprescindível da Associação Brasileira de Cirurgiões- Dentistas (ABCD), da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que desempenharam papéis fundamentais para o sucesso e a qualidade do evento”, acrescentou o Dr. Chediek.

Flashes da programação

Na solenidade de abertura, que aconteceu na noite de 23 de janeiro, na sede da APCD, o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ressaltou que o CIOSP consegue integrar aspectos comerciais e científicos para aprimorar os serviços odontológicos, promover a troca de experiências e melhorar o atendimento à população. “O desafio enfrentado pelo poder público vai além da regulação, incluindo a criação de um ambiente saudável e uma economia ativa para garantir o acesso ao tratamento odontológico para aqueles que não têm recursos para buscar serviços privados”, expôs.

Durante a cerimônia, o Dr. Wilson Chediek entregou uma placa ao prefeito em agradecimento ao convite aceito para ser presidente de honra desta edição. Em outro momento, o Dr. John Young, presidente do maior Congresso de Odontologia dos Estados Unidos, o “Greater New York Dental Meeting”, fez uma homenagem ao Dr. Chediek, pela parceria de 25 anos da APCD com o evento internacional.

Outro destaque foi o III Grande Encontro de Saúde Bucal no SUS que reuniu coordenadores estaduais e municipais, junto a profissionais da saúde pública, visando melhorar as práticas clínicas por meio de novos conhecimentos e tecnologias. A Dra. Ana Estela Haddad, Secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, abordou em sua palestra, a evolução da saúde digital no SUS e a importância dos dados digitais e da inteligência artificial. Já a Dra. Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, discutiu avanços e perspectivas para a inclusão da Saúde Bucal no SUS Digital, além da atualização da Política Nacional de Saúde Bucal.

O evento enfatizou a necessidade de integração entre saúde bucal e tecnologia digital para melhorar a gestão, a tomada de decisões informadas e o acesso dos pacientes aos serviços de saúde, mantendo um equilíbrio entre oportunidades e desafios relacionados à proteção de dados.

A 22ª edição do Projeto Saúde Coletiva concentrou-se na discussão sobre a Lei 14.572/23, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do SUS. O evento contou com diversas autoridades e especialistas, incluindo representantes da APCD, USP, CROSP, Ministério da Saúde e COSEMS/SP. Os debates abordaram a importância da saúde bucal na saúde pública, destacando a necessidade de investimentos adequados e uma mudança de mentalidade para garantir um melhor atendimento à população. Foram discutidos também os desafios e avanços na implementação da política de saúde bucal, como o aumento do financiamento, a ampliação do acesso e a criação de ferramentas inovadoras, como o aplicativo de Tele-estomatologia.

O 11º ENAT – Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ASB e TSB), por sua vez, representou mais um marco na jornada de aprimoramento profissional desses membros fundamentais da equipe odontológica. Com o tema central “O ENAT como meio de incremento de conhecimento para o TSB e ASB”, o evento foi coordenado pelo Dr. Edélcio Francisco Anselmo e contou com a participação de diversos profissionais do setor. Durante o encontro, uma variedade de tópicos pertinentes à prática odontológica foi abordada, visando atender tanto às demandas atuais quanto às futuras. Desde questões técnicas, como biossegurança, até desafios específicos enfrentados pelos ASBs e TSBs, como a atuação freelancer e o gerenciamento de resíduos, foram discutidos de maneira abrangente. Temas como a importância dos ASBs e TSBs na pesquisa e desenvolvimento de produtos, sua participação em concursos públicos e a busca por maior reconhecimento e valorização profissional também foram enfatizados ao longo do evento.

Já a Arena CFO abordou temas como a elevação da Odontologia Hospitalar ao status de especialidade e anunciou projetos inovadores. Entre eles estão a nova versão da prescrição eletrônica, um exame nacional de proficiência, fóruns nacionais de fiscalização e especialidades, além do ambicioso projeto de internacionalização da Odontologia brasileira, como enfatizou o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale.

Mantendo a tradição, os membros dos Conselhos da APCD e da ABCD se reuniram nos dias 25 e 26 de janeiro, durante o CIOSP, para debater diversos temas fundamentais para a classe odontológica. Foram quatro encontros: do Conselho de Regionais da APCD (CORE); do Conselho Acadêmico (COA) e Conselho Nova Geração (CONOGE), das APCD; do Conselho Deliberativo da APCD (CODEL) e da ABCD.

Depoimentos

Com experiências relevantes e resultados acima das expectativas, ficou evidente o impacto positivo do CIOSP para empresas e entidades que participaram deste verdadeiro encontro de conhecimento e inovação. Confira o depoimento de alguns expositores:

A Curaprox participou do CIOSP em uma área de 500 m 2 , incluindo uma sala com capacidade para 200 pessoas. Neste local, ao longo dos quatro dias de evento, realizamos 15 palestras diárias, reunindo 12 mil profissionais, entre Cirurgiões-Dentistas e estudantes de Odontologia. Sem dúvida, este é o maior congresso do mundo. A Curaprox visualiza no Brasil um mercado fantástico, e o CIOSP, com certeza, para as empresas nacionais e internacionais, é o melhor lugar para se estar. 
Hugo Roberto Lewgoy – CO-CEO da Curaprox

Esta foi mais uma edição intensa para nós. É muito gratificante participar do evento, porque a Odontologia Brasileira realmente se encontra no CIOSP. Os dentistas, não só do Brasil, mas também de toda a América Latina e até de outros continentes, visitam a feira para conferir as novidades. Este ano, viemos com força, anunciando lançamentos, e acabamos nos deparando com um congresso excelente, acima da expectativa. Só temos a agradecer à APCD pela organização. Realmente foi espetacular, conseguimos bater alguns recordes e estamos muito satisfeitos com os resultados.
Friedrich Edward Mittelstädt – Diretor Consultivo FGM

Foi um prazer para a FGM participar de mais um CIOSP, expor nossa marca e apresentar nossas soluções. Agora, a expectativa para a próxima edição é ainda maior. Vamos continuar nos posicionando como líder de mercado, que é o que representamos desde 1996, sempre marcando presença no evento, levando todos os nossos lançamentos e tudo que temos de melhor para oferecer ao Cirurgião-Dentista. Muito obrigada!
Juliana Felicio – Gerente de Marketing da FGM

Esse evento tem uma importância imensa para nós, pois é o principal evento da Odontologia no país e um dos maiores do mundo. É uma oportunidade única para compartilharmos nossa informação e ciência, que estão por trás de nossos produtos, com uma grande variedade de pessoas, incluindo dentistas e estudantes. Não há outra oportunidade como essa na Odontologia nacional. Portanto, é extremamente significativo para nós estarmos sempre presentes. Este ano foi especialmente marcante, pois conseguimos bater todos os recordes históricos de participação de pessoas. Acredito que entregamos um engajamento de qualidade e informações valiosas. Foi realmente gratificante ver o sucesso deste ano, e somos muito gratos pela parceria da APCD. Para o próximo ano, nossa expectativa é de crescimento contínuo. Teremos mais lançamentos e certamente estaremos presentes novamente.
Fabiano Carvalho - Diretor Sênior - Responsável pela área de Oral Care - Divisão América Latina na Colgate-Palmolive

Neste grande evento internacional, a Olsen alcançou um recorde comercial, demonstrando nosso crescimento junto a esta iniciativa. Agradeço profundamente à APCD por sua inteligência em promover os melhores eventos que já testemunhamos no Brasil. Essa parceria é fundamental para que possamos aproveitar com inteligência as oportunidades oferecidas e devolver valor ao mercado odontológico, aos dentistas e à excelência de nossa Odontologia. Como presidente da empresa, com 45 anos de dedicação, convido todos os profissionais da odontologia a participarem e prestigiarem um evento dessa magnitude. É um presente extraordinário ter o maior evento do mundo ocorrendo em nosso país, e acredito que a APCD tem desempenhado um papel crucial tanto para a indústria quanto para os associados, visando à melhoria contínua do setor. Em 2025, a Olsen reserva uma grande surpresa para todos. Estaremos ainda maiores, mais avançados em tecnologia, com um espaço físico aprimorado e ainda mais próximos dos profissionais da odontologia, que são nossa principal preocupação. Agradeço imensamente a todos.
Cesar Olsen – Presidente da Olsen Equipamentos Odontométricos

É uma grande satisfação para a ROB Brasil estar presente no CIOSP, um congresso de tão grande porte. É uma estratégia de marca extremamente importante, pois, durante esses quatro dias, temos a oportunidade de entrar em contato com milhares de dentistas. No evento ocorre uma troca valiosa, onde podemos apresentar nossas inovações, tecnologias e conhecimento científico, ao mesmo tempo em que aprendemos muito com nossos parceiros dentistas. Aproveitamos também para divulgar nossos lançamentos e projetos sociais. Participar desse congresso é verdadeiramente gratificante para nós.
Julia Vaz – 
Diretora de Marketing da Oral-B Brazil

Para nós, da Aliage, é de extrema importância participar do CIOSP. Nesta edição, tivemos a oportunidade de apresentar nossos lançamentos e novidades nas marcas DabiAtlante, Saevo e, agora, em nossa nova parceria com a Prexion. É sempre gratificante encontrar colegas, amigos e realizar negócios significativos durante este evento. Nossa expectativa para o próximo é continuar inovando e trazendo tecnologias para nossos clientes, os dentistas, para que possam exercer sua profissão com excelência a cada dia. Os objetivos são fornecer novidades aos Cirurgiões-Dentistas e compartilhar a alegria que é participar do CIOSP.
Vinícius Vitti – Diretor Comercial da Alliage S/A – DabiAtlante

É sempre um prazer estar em um congresso como o CIOSP. Este ano, o evento nos surpreendeu ao longo dos quatro dias, devido à grande quantidade de participantes e por voltar a ser bastante focado na Odontologia. É uma excelente maneira de começar o ano, trazendo boas perspectivas e um clima positivo após um período tão desafiador como foi 2023. Gostaríamos de agradecer à APCD pelo cuidado e dedicação na organização do evento, e já estamos ansiosos para planejar nossa participação na edição de 2025.
Fabio Pieroni Toledo Pacheco – Diretor de Marketing da Dental Cremer

O CIOSP foi marcado por um grande sucesso. O CFO mais uma vez marcou presença, e este ano ficou evidente o protagonismo da Odontologia Brasileira para o mundo inteiro. Esta edição do evento foi repleta de sucesso e estamos extremamente felizes. Agradecemos à APCD e à ABCD por proporcionarem ao CFO a oportunidade de lançar as comemorações de 60 anos neste evento, já consagrado como o maior da Odontologia no Brasil e um dos maiores do mundo. Parabéns a todos os envolvidos na organização e realização deste 41º CIOSP. Muito obrigado! 
Claudio Yukio Miyake – Secretário-Geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Estamos extremamente satisfeitos com a participação maciça do público ao longo de todos os dias do evento. A arena do CFO esteve lotada para todas as apresentações e palestras, com um número expressivo de pessoas buscando informações. Foi uma experiência fantástica. Dentro do congresso, vimos Cirurgiões-Dentistas de todo o Brasil e de mais de 60 países. Para nós é gratificante saber que a maioria da classe odontológica brasileira esteve presente, o que demonstra a importância da presença do CFO para estabelecer uma conexão com dentistas de todo o país. Uma das atrações do nosso estande foi um mapa do Brasil, onde os participantes podiam marcar sua localização. Ficamos contentes em ver todos os estados representados. A cada ano, o evento se supera em termos de qualidade dos estandes, investimentos das empresas participantes e variedade de cursos oferecidos. Além da programação oficial, os estandes proporcionam cursos adicionais, oferecendo uma oportunidade única para dentistas se qualificarem gratuitamente. Parabenizamos a APCD e a ABCD por mais uma vez realizarem um evento de excelência que enche de orgulho toda a Odontologia Brasileira. 
Luiz Evaristo Ricci Volpato – Tesoureiro do CFO

Esta edição foi maravilhosa, com destaque para a grade científica, que contribuiu significativamente para a formação do Cirurgião-Dentista. A feira de exposições contou com empresas da mais alta qualidade da indústria e comércio, oferecendo tecnologias inovadoras e equipamentos de última geração para profissionais de todo o Brasil, nos mantendo na vanguarda da Odontologia mundial. Esperamos receber todos novamente no próximo ano, no 42º CIOSP, que com certeza terá ainda mais sucesso do que este.
Rogério Adib Kairalla – Presidente do CROSP

O congresso foi maravilhoso, com a presença de muitos profissionais e amigos, mostrando que estamos voltando à vida normal. Eu recomendo o CIOSP para qualquer empresa na área da Odontologia, pois o evento proporciona grande sucesso aos participantes e muita energia positiva. Em relação ao próximo ano, se mantivermos o mesmo padrão, já estará ótimo, mas se houver melhorias, será melhor ainda.
Omar Quadros – Diretor de MKT da Oraljet

A participação nesta edição foi sensacional, surpreendendo mais uma vez. Parece que a cada ano o CIOSP nos reserva uma surpresa, e desta vez não foi diferente. Como Orthometric, temos uma história de participação em vários congressos internacionais, mas o CIOSP tem um lugar especial por ser o primeiro dos grandes eventos. A receptividade que encontramos no evento por parte dos profissionais nos dá confiança para um bom desempenho ao longo do ano. Isso nos motiva a investir mais e a trabalhar com ainda mais dedicação em nossa estratégia. Cada vez que temos uma experiência positiva no CIOSP, parece que o ano comercial da empresa está garantido. Renovamos nossa parceria a cada ano e já estamos garantidos para o próximo.
Silvio Zílio – Diretor da Orthometric

Estar presente no CIOSP foi uma honra. Este evento superou todas as nossas expectativas e foi um verdadeiro divisor de águas para nossa empresa. Recebemos a presença de ilustres dentistas e de muitas pessoas que vieram nos prestigiar. Foi um marco e um excelente começo para 2024. Estamos ansiosos para o próximo ano, considerando tudo o que tivemos a oportunidade de presenciar e vivenciar neste evento.
Danilo Favalli – Diretor de vendas da Aditek

Para nós, é de grande importância estar presente no CIOSP e impactar tantos dentistas e estudantes de Odontologia. Durante esta edição, foram mais de 8 mil. Apresentamos novidades e lançamos um guia de saúde bucal em parceria com a sociedade, educando sobre o uso de enxaguatório como parte da higiene bucal. Através de jogos, também educamos o profissional sobre a marca Listerine. Além disso, oferecemos 32 aulas com speakers que são líderes de opinião em Odontologia, abordando temas como periodontologia e melhoria da saúde bucal. Esse impacto positivo na comunidade odontológica é gratificante para nós como marca. Certamente estaremos presentes no próximo congresso, continuando a impactar muitos profissionais, pois sabemos que o CIOSP é uma plataforma eficaz para isso, garantindo a presença de um público engajado ano após ano.
Barbara Gurgita – Gerente de marketing da Listerine

Agradecemos a todos da APCD por esse evento de tanto sucesso, que reuniu participantes de mais de 60 países. Atendemos pessoas de todo o mundo e percebemos que o CIOSP melhora a cada edição. Já estamos planejando voltar ainda maiores no próximo ano! Reconhecemos a importância de investir na Odontologia e estamos comprometidos em nos aproximarmos cada vez mais da APCD e dos profissionais do setor. Portanto, expresso minha gratidão a todos os envolvidos neste congresso.
Daniela Serantes – Gerente de negócios da Merz

Texto: Comunicação APCD

Veja também

Clube de benefícios
+

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

10% de desconto na tarifa vigente

10% de desconto

Saiba mais

Até 45% OFF + Frete Grátis

Descontos especiais.

Saiba mais

Descontos Exclusivos para Associados

10% de Desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.