A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

APCD inaugura Faculdade de Odontologia e oferece cursos de graduação e pós-graduação - Portal APCD
APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

APCD inaugura Faculdade de Odontologia e oferece cursos de graduação e pós-graduação

No dia 12 de dezembro ocorreu a inauguração da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA), na sede da entidade. Sessão solene contou com a presença da diretoria da associação, presidentes e representantes das Regionais da entidade, autoridades da área odontológica e convidados

No dia 12 de dezembro ocorreu a inauguração da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA), na sede da entidade. A noite solene contou com a presença de toda a diretoria executiva da APCD Central –  o 1º vice-presidente, Juscelino Kojima, o 2º vice-presidente Antonio Tadeu Martins, a secretária-geral, Maria Ângela Marmo Fávaro, do tesoureiro, Pedro Fernandes -, dos presidentes das Regionais da APCD, do presidente do Conselho Deliberativo (Codel), Waldyr Romão Jorge Junior, do presidente do Conselho de Regionais (Core), Roberto Miguita, do presidente do Conselho Fiscal (Cofi), Reinaldo Brito e Dias, do presidente do Conselho Eleitoral (Coel), Acácio Nogueira Neto, da presidente do Conselho de EAPs (Coeaps), Líris Silmas Jacintho, de representantes Conselho Científico (Coci),  do assessor da presidência da APCD, Wilson Chediek, do coordenador acadêmico e de pós-graduação lato sensu e extensão da FAOA, Artur Cerri, e dos professores da Escola de Aperfeiçoamento Profissional, bem como do presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP), Claudio Yukio Miyake, do presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Ceccetto e outros representantes da área odontológica, líderes da indústria e convidados.

Durante seu discurso, o presidente da APCD, Adriano Forghieri salientou tratar-se de um momento muito importante para a Odontologia e destacou que há mais de 60 anos a APCD já oferece excelentes cursos de pós-graduação e atualização por meio de sua Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP). “A APCD sempre se destacou por sua luta e atuação para integrar a classe e aperfeiçoar a Odontologia, e sempre foi referência na especialização e atualização de profissionais da área e no oferecimento de serviços com qualidade para a saúde bucal da população. Não poderíamos deixar toda essa história que a APCD possui em prol da Odontologia e toda a dedicação de professores e de diretores que passaram pela EAP simplesmente acabar. Assim, para atender às necessidades, às exigências, e adequar-se à legislação em vigor, que determina que somente estarão habilitadas a ofertar os cursos de pós-graduação Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas junto ao MEC, a APCD criou a Instituição de Ensino Superior e Pesquisa, e inaugura a Faculdade de Odontologia da APCD, a FAOA, com nota máxima do MEC - conceito 5”.

Adriano ainda ressaltou que os cursos de graduação serão de alto nível assim como os de pós-graduação e atualização. “Já que vamos ofertar curso de graduação, a APCD decidiu proporcionar o que há de melhor para o ensino-aprendizagem. Serão cinco anos de curso em regime integral, com corpo docente altamente qualificado e metodologia de ensino adequada e inovadora que abordará, além do conteúdo técnico-odontológico, noções de comunicação, de economia, de empreendedorismo e de sustentabilidade, a fim de formar líderes. A infraestrutura é outra questão de destaque: moderna, informatizada, climatizada, com sistema CAD/CAM, tomógrafo, aulas em 3D, sala de anatomia, de microscopia operatória, auditórios modulados, enfim, estrutura completa. Sem contar benefícios exclusivos para os alunos como aulas de inglês e espanhol na grade curricular, estágio internacional, garantia de continuidade de ensino, entre outras coisas. Tudo o que é preciso para formar líderes na Odontologia, a APCD está se esforçando nesse caminho!”.

O coordenador acadêmico e de pós-graduação lato sensu e extensão da FAOA, Artur Cerri, que era diretor da EAP APCD Central, lembrou que o projeto da faculdade está sendo desenvolvido já há alguns anos. “Foi estudado com muito carinho e cuidado, o que se refletiu na avaliação do MEC. A FAOA vem para mudar um paradigma em termo de Odontologia. Será uma faculdade revolucionária em vários sentidos, pedagógico, estrutural, humano, social. Tenho absoluta certeza, pelo empenho de todos os envolvidos, que a FAOA vai mudar, vai ser um marco na Odontologia brasileira, e um motivo de orgulho para a classe!”.

Em seu pronunciamento, o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto cumprimentou os presentes e discorreu: “O MEC impôs condições em que a APCD tinha que se posicionar, e tomar uma atitude, e ela tomou. Hoje, a entidade vive um momento memorável. Registro os parabéns da ABCD e o desejo de muito sucesso!”.

Também convidado a discursar durante a solenidade, o presidente do CROSP, Claudio Yukio Miyake, após cumprimentar o presidente da APCD, Adriano e, em seu nome, cumprimentar a toda diretoria, aos evolvidos no projeto, aos diretores, aos presidentes de Regionais, aos associados e aos demais presentes, proferiu: “alguns dias atrás estava em Brasília em uma reunião com todos os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia do Brasil e, em um dos momentos foi falado por um dos presidentes sobre um movimento nacional contra a abertura de novas faculdades. Ele colocou seus argumentos, falou sobre suas impressões. Pedi a palavra e anunciei que estaria na abertura exatamente de um novo curso de Odontologia no Estado de São Paulo e recordei a verdadeira função e missão dos conselhos seja qual for o estado: zelar pela ética, pela fiscalização profissional, mas principalmente pela valorização da Odontologia. E, neste sentido, a questão da abertura de uma nova faculdade, não é o ponto principal da missão do conselho. Os conselhos de Odontologia têm a importante missão de acompanhar a qualidade da formação profissional. Assim, o que está em questão não é a abertura ou não de uma nova faculdade, mas sim, no Brasil inteiro, a nossa preocupação deve ser com a qualidade na formação desses novos profissionais. Neste sentido, tenho certeza que um dos objetivos desse novo curso de Odontologia, aqui capitaneado pelo presidente da APCD, Adriano, com tanto esforço e com toda sua diretoria, de que esta nova faculdade irá prezar pela ética, pela qualidade na formação profissional, ou seja, é de grande interesse para o conselho regional fazer parte deste novo momento da APCD. A partir do momento que o aluno faz a sua colação de grau, ele deixa de estar sob a supervisão da faculdade, no caso da FAOA, e passa a estar sob a tutela do conselho profissional, no caso, do CROSP. Tenho certeza que receberemos profissionais muito bem formados, de tal maneira que avançarão na questão ética da forma mais completa possível. Num segundo objetivo da inauguração dessa faculdade está o envolvimento de várias regionais de nosso estado, por meio dos cursos de especialização, de aperfeiçoamento, e neste sentido também, tenho certeza e convicção de que a abertura dessa nova instituição de ensino também auxiliará os nossos colegas espalhados por todo o estado de São Paulo por meios das Regionais da APCD na sua missão de formar bons profissionais em suas especialidades. Portanto, avaliando de uma maneira global, o conselho precisa apoiar a abertura desta nova instituição de ensino, porque vai focar com certeza na qualidade da formação profissional. E é isso que nós precisamos, é isso que a Odontologia precisa e é isso que, principalmente, a nossa população merece!”.

Os cursos de pós-graduação e atualização também serão oferecidos pela Unidade Educacional das Regionais que possuíam EAP e que estão habilitadas a ofertar. Durante a cerimônia, os termos de contratos e compromisso das unidades educacionais foram assinados pelos presidentes e representantes das Regionais da APCD.

No fim da cerimônia, o presidente da APCD, Adriano Albano Forghieri, ao lado da diretoria da entidade e demais lideranças da Odontologia, fez o descerramento da placa de inauguração da Faculdade de Odontologia da APCD.

 

Da Redação

Autoridades durante o descerramento da placa de inauguração

Presidentes e representantes das Regionais da APCD assinaram termo de contrato e compromisso das unidades educacionais

Veja também

Clube de benefícios
+

Seu pet merece o melhor!

7 % de desconto

Saiba mais

Instrumentais Odontológicos

Descontos especiais

Saiba mais

Condições especiais para Associados

Até 20% de Desconto

Saiba mais

Cestas e Kits com 15% OFF

15% OFF

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.