APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

CROSP firma parceria com Mercado Livre para evitar comércio de produtos odontológicos sem prescrição

Medida visa coibir a comercialização irregular de produtos odontológicos

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e o Mercado Livre deram um importante passo para coibir a comercialização irregular de produtos odontológicos. Na tarde do dia 20 de fevereiro, o Conselho e a empresa de tecnologia e vendas pela internet assinaram um Termo de Cooperação com objetivo de controlar a venda de kits clareadores e outros itens sem a devida prescrição profissional, prática proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O uso de produtos odontológicos sem a indicação e o acompanhamento profissional podem causar danos à saúde bucal. Por isso, é importante que a resolução seja respeitada, controlando o comércio indiscriminado”, diz o secretário-geral do CROSP, Marco Manfredini que participou da assinatura do Termo de Cooperação.

Na oportunidade, o Conselho apresentou uma lista de produtos vetados para venda sem prescrição odontológica. Também ficou acertado que a lista será alterada caso haja mudanças na regulamentação de produtos odontológicos por parte da Anvisa.

O Termo de Cooperação já está valendo e a partir de agora o CROSP vai acompanhar os anúncios dessa natureza, garantindo o cumprimento da legislação vigente e dos Termos e Condições Gerais de uso da plataforma. “O CROSP tem o conhecimento técnico para a análise dos anúncios e isso reforça os mecanismos de denúncia que a nossa plataforma já disponibiliza para seus usuários, compradores e vendedores”, afirma Ricardo Lagreca, diretor do Departamento Jurídico do Mercado Livre no Brasil.

A regulamentação da venda de clareadores dentais é uma preocupação antiga do Conselho que ganhou novo capítulo com a aprovação da Resolução da Anvisa, RDC nº 6, de 6 de fevereiro de 2015. Além disso, o CROSP também realiza outras ações para coibir a venda indiscriminada de produtos como os materiais ortodônticos.

No final de 2016, conseguiu mais um importante avanço nesse sentido, com a aprovação de um Projeto de Lei que determina a venda de produtos odontológicos apenas para profissionais devidamente inscritos no Conselho. O documento deve entrar em vigor neste ano.

 

Fonte: CROSP

Veja também

Clube de benefícios
+

Mercurio - viagens e turismo

Descontos especiais

Saiba mais

Benefícios exclusivos aos associados!

Benefícios Exclusivos

Saiba mais

Onde tem amor tem beleza!

Descontos especiais

Saiba mais

Programa de Vantagens Dell!

Descontos especiais

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.